Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lombas, Maria Luiza de Santana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:12:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:12:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30830 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/15174522-019004413 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902514 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo aborda o tema da internacionalização acadêmica, discutindo o movimento seguido por estudantes, professores e pesquisadores em direção a instituições universitárias e de pesquisa no exterior, com excepcional competência técnica e infraestrutura de qualidade para a formação pós-graduada e treinamento em pesquisa. São analisados os resultados de um estudo efetuado sobre bolsistas brasileiros da Capes e CNPq, em Ciência da Computação, Física/Astronomia e Economia, para a realização de doutorado pleno, doutorado sanduíche e pós-doutorado nos Estados Unidos, França e Grã-Bretanha, entre 1996 e 2007. Ressaltam-se as evidências de que o Brasil não sofre substantivas perdas de talentos científicos para o exterior, uma vez que o movimento predominante é de circulação, com o retorno ao país após a consecução das atividades propostas. A despeito de os destinos serem ambientes que favorecem o contato com formas diversas de produção do conhecimento, além de propiciarem a familiaridade com outros aspectos relacionados à prática de pesquisa, o local de atuação no Brasil, após o regresso, praticamente não difere em relação ao padrão nacional, compreendendo-se o das instituições propriamente acadêmicas. | - |
Descrição: dc.description | This article discusses the issue of academic internationalization, by analyzing the mobility of students, professors and researchers toward the universities and research centers abroad, where exceptional technical competence and high quality infrastructure are found for obtaining post-graduate education and research training. It analyses the results of a study carried out involving Brazilian grantees from Capes and CNPq in the areas of Computer Science, Physics/Astronomy and Economics, who conducted full doctorate, sandwich doctorate and post-doctorate in the United States, France and Britain, between 1996 and 2007. Findings suggest that Brazil does not suffer substantial brain drain, since the predominant movement is related to circulation, with the return to the country after the end of the proposed activities abroad. Although the destinations consist of environments that foster the contact with various forms of knowledge production, also providing familiarity with other aspects related to the research practice, following the return to Brazil, the place of research activities practically does not differ with respect to the national pattern, being basically the academic institutions. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Sociologias - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222017000100308&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 jan. 2018. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internacionalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisadores - Brasil | - |
Título: dc.title | A mobilidade internacional acadêmica : características dos percursos de pesquisadores brasileiros | - |
Título: dc.title | The international academic mobility : characteristics of Brazilian researchers' paths | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: