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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Silva, Laianna Victoria Santiago | - |
Autor(es): dc.creator | Tanaka, Patrícia Sayuri de Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Pires, Maria Raquel Gomes Maia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:12:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:12:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29507 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680117p | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902511 | - |
Descrição: dc.description | Diante dos desafios à formação crítica de profissionais de saúde, este artigo questiona se os jogos BANFISA e (IN)DICA-SUS potencializam a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia na graduação em saúde. Objetivos: analisar os aprendizados construídos durante as partidas dos jogos pelos estudantes da disciplina Gestão de Políticas Públicas em Saúde da Universidade de Brasília. Método: pesquisa de caráter exploratório, descritivo, abordagem qualitativa, com 26 estudantes de diversos cursos de graduação em saúde, uso de questionário e observação participante. Resultados: os participantes reinventaram regras, relacionaram assuntos tratados nos jogos à realidade, interagiram com colegas e se divertiram ao longo da partida. Na comparação dos jogos quanto à ludicidade, o BANFISA se mostrou mais atrativo que o (IN)DICA-SUS, embora se complementem. Conclusão: Compreendeu-se que os aprendizados construídos pelos alunos vão além dos conteúdos da disciplina, envolvem a participação ativa em grupo e a criatividade. | - |
Descrição: dc.description | Facing the challenges to the critical formation of health professionals, this article debates if the games BANFISA and (IN)DICASUS increases the creativity, the teamwork and the autonomy in the graduation in health. Objectives: to analyze the learning built during the matches of the games by students of the subject Gestão de Políticas Públicas em Saúde at the Universidade de Brasília. Method: exploratory, descriptive research, in a qualitative approach, with 26 students from various graduation courses in health, using a questionnaire and participant observation. Results: participants reinvented rules, related issues addressed in the games to the reality, interacted with colleagues and had fun throughout the match. Comparing the games in relation to ludicity, the BANFISA was more attractive than the (IN) DICA-SUS, although they are complementary. Conclusion: learning constructed by the students goes beyond the content of the subject; involve the active participation in group and creativity. Key words: Health Education; Games and Toys; Higher Education; Creativity; Personal Autonomy. | - |
Descrição: dc.description | Delante de los desafíos a la formación crítica de profesionales de salud, este artículo cuestiona si los juegos BANFISA y (IN)DICASUS aprovechan la creatividad, el trabajo en equipo y la autonomía en la graduación en salud. Objetivos: analizar el aprendizaje construido durante partidas de los juegos por alumnos de la disciplina Gestão de Políticas Públicas em Saúde de la Universidade de Brasília. Método: investigación de enfoque exploratorio, descriptivo y cualitativo, con 26 estudiantes de diversos cursos de graduación en salud, uso de cuestionario y observación participante. Resultados: los participantes reinventaron reglas, relacionaron asuntos de los juegos a la realidad, interaccionaron con compañeros y se divirtieron durante la partida. Comparando los juegos cuanto a la ludicidad, el BANFISA se mostró más atractivo que lo (IN)DICA-SUS, aunque se complementen. Conclusión: se comprendió que los aprendizajes construidos van además de los contenidos de la disciplina, envuelven participación activa en grupo y creatividad. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Associação Brasileira de Enfermagem | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Brasileira de Enfermagem - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100124&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 11 maio 2018. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos - aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia pessoal | - |
Título: dc.title | BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde : o lúdico e a construção de aprendizados | - |
Título: dc.title | BANFISA e (IN)DICA-SUS en la graduación en salud : el lúdico y la construcción de aprendizajes | - |
Título: dc.title | BANFISA and (IN) DICA-SUS in health undergraduate education: playing and learning construction | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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