O papel da educação ambiental na gestão dos recursos hídricos : caso da Bacia do Lago Descoberto/DF

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCampos, Neio Lúcio de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Virgênia Maria Bezerra de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:12:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:12:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2010-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2008-04-
Data de envio: dc.date.issued2008-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3693-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902451-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2008.-
Descrição: dc.descriptionDentre os recursos naturais, a água desempenha a função de manutenção da vida no planeta Terra. A disponibilidade de água doce é pequena se comparada com o volume total de água presente no planeta. O homem, ao longo de sua história, tem usado esse recurso de forma múltipla: abastecimento, produção agrícola e industrial, transporte, lazer, geração de energia, etc. O aumento da população e das atividades técnico-industriais demanda cada vez mais o uso de água, que atualmente apresenta perdas na quantidade e qualidade. Com base nessa realidade, a presente pesquisa busca analisar as dimensões estratégicas que envolvem os usos múltiplos da água, baseando-se no conceito de desenvolvimento sustentável que concilia crescimento econômico e conservação dos recursos naturais. A política de gestão da água no Brasil consagra a descentralização e participação popular para que o objetivo da sustentabilidade seja alcançado. Para tanto, existe a necessidade de conscientização dos usuários de que o objetivo somente será alcançado se houver uma mudança de atitude em relação ao uso e apropriação desse recurso. Assim, promover a participação dos vários segmentos envolvidos com o uso da água de uma determinada bacia hidrográfica requer ações que possibilitam colocar a comunidade como co-responsável pela gestão. Nesse intuito, esse estudo aponta para o programa de Educação Ambiental como forma de sensibilizar, mobilizar e instrumentalizar a sociedade em prol do uso dos recursos hídricos com vistas à sustentabilidade. Essa pesquisa tem como área de estudo a Bacia do Lago Descoberto por ser o maior manancial de abastecimento da população do Distrito Federal, mas atualmente apresenta problemas ambientais em decorrência da ocupação intensa e diversificada do solo. Na tentativa de se buscar soluções para os problemas presentes na área, a pesquisa enfatiza a importância das linhas de ação determinadas pela Política Nacional de Educação Ambiental, na promoção da efetiva participação da comunidade na gestão dos recursos hídricos para se alcançar o uso sustentável da água da Bacia. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionAmongst the natural resources, the water plays the function of maintenance of the life in the Earth planet. The water availability is small if compared with the total volume of water in the planet. The man, throughout its history, has used this resource in multiple forms: supplying, agricultural and industrial production, transport, leisure, generation of energy, etc. The increase of the population and the technician-industrial activities demands each time more use of water, which currently presents losses in the amount and quality. Based on this reality, the present research try to analyze the strategic dimensions that involve the multiple uses of the water, being based on the concept of sustainable development that conciliates economic growth and conservation of the natural resources. The politics of management of the water in Brazil consecrates the decentralization and popular participation so the objective of the sustainability is reached. For it, there are the necessity of awareness of the users that the objective will only be reached if there is a change of attitude in relation to the use and appropriation of this resource. Thus, to promote the participation of some involved segments with the use of the water of specific water basin requires actions that make possible to place the community as co-responsible for the management. In this intention, this study indicates the program of Ambient Education as a form to sensitize, to mobilize and to support the society in favor of the use of the water resources with sights to the sustainability. This research has as study area the Basin of the Lago Descoberto for being the biggest source of water supply of the population of the Distrito Federal, but currently it presents environmental problems in result of the intense and diversified occupation of the soil. In the attempt to search solutions for the problems of the area, the research emphasizes the importance of the lines of action determined by the Política Nacional de Educação Ambiental, in the promotion of the effective participation of the community in the management of the water resources to reach the sustainable use of the water of the Basin.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Geografia (ICH GEA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Geografia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectBacias hidrográficas - Distrito Federal (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos hídricos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Título: dc.titleO papel da educação ambiental na gestão dos recursos hídricos : caso da Bacia do Lago Descoberto/DF-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.