Uma leitura da instalação Invention, de Mark Lewis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartinez, Elisa de Souza-
Autor(es): dc.creatorPereira, Samira Rabello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:12:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:12:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21665-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21665-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902335-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.-
Descrição: dc.descriptionNesta dissertação, apresentamos uma leitura da instalação Invention, realizada pelo artista Mark Lewis, no contexto situacional da 31a Bienal de São Paulo. Na abordagem, utilizamos a ferramenta teórico-metodológica da semiótica discursiva. O objetivo aqui é investigar no campo relacional os efeitos dos sentidos que contribuem para a significação do objeto de arte e em que medida este colabora para a construção do discurso que o engloba. Pressupomos que os efeitos dos sentidos surgem da interação entre texto e contexto. Pretendemos demonstrar que o significado do objeto denominado artístico emerge das relações construídas no contexto em que este está ou foi inserido, bem como a maneira com que produz efeitos de sentidos, que cooperam para a construção do discurso curatorial. Por conta dessa acepção, focalizamos o tratamento da discursivização do texto plástico – Invention – para, dessa forma, alcançar seus desdobramentos significativos, bem como na iconização do texto plástico, para então colacionar os discursos, a obra e a exposição, buscando identificar as relações semânticas entre eles. Por fim, neste processo de contrapor os discursos, tentamos demonstrar a relação sintático semântica que emerge da interseção entre obra de arte e exposição para atingir o discurso. Percebemos que a obra Invention faz surgir paradigmas sociais, culturais e políticos inerentes à condição contemporânea, tal como percebido no discurso curatorial, além de atuar como ferramenta de manipulação deste.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation we present a reading about the art installation Invention by Mark Lewis, in the situational context of the 31st Bienal de São Paulo. In the present approach is the methodological-theoretical tool used is the discursive semiotics. The aim of this work is to investigate, through the art piece reading, the relational field and the effect of senses that contribute to its meaning and also to understand its contribution to the construction of speech that includes it – the exposition. An exchange is assumed – the exchange in which the effect of senses emerges from the interaction between the combination: text and context. Therefore, this study aims to demonstrate that the meaning of the object called artistic emerges from the relations built within its context, as well as the way it produces effect of senses that contributes to the construction of the curatorial discourse. Because of this significance, the present work focuses, thence, on the treatment of the discursivization of the plastic text – Invention – to thus achieve its significant developments and the iconization plastic text, and then collate the speeches, the work and exposure in order to identify the relationships semantic between them. Finally, in the process of countering the speeches, we try to demonstrate the syntactic-semantic relationship that emerges from the intersection between artwork and exposure to achieve the speech. We realized that the Invention work raises social paradigms, cultural and political inherent to contemporary condition, as perceived in curatorial discourse, besides acting as a manipulation tool this.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectLewis, Mark, 1958- crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectCuradoria - artes-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica - artes-
Título: dc.titleUma leitura da instalação Invention, de Mark Lewis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.