Rap e poesia para uma adolescência com privação de liberdade : possibilidade de deslocamento da posição de vida nua

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLegnani, Viviane Neves-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Ismênia Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:12:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:12:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42898-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902332-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.-
Descrição: dc.descriptionObjetivou-se, nesta pesquisa, compreender como o Projeto Ressocialização Autonomia e Protagonismo - RAP tem criado condições para o desenvolvimento dos processos de subjetivação Política dos alunos em cumprimento de medida socioeducativa de internação. O projeto RAP teve a sua origem e desenvolvimento no Núcleo de Ensino da Unidade de Internação Socioeducativa de Santa Maria - UISM -DF e atualmente tem a sua atuação expandida, alcançando egressos do Sistema Socioeducativo e outro segmentos educacionais . A proposta da pesquisa foi analisar os aspectos afetivos e sococulturais associados à prática pedagógica e suas produções de sentido subjetivo. O estudo foi realizado por meio da abordagem qualitativa no campo da articulação entre psicanálise e educação. A metodologia empregada foi o estudo de caso, utilizando-se dos instrumentos: observa ao participante, rodas de conversa com os alunos, e análise das composições dos raps produzidas pelos adolescentes participantes do projeto. Os dados obtidos apontam que, para os adolecentes, o envolvimento com os atos ilícitos e desencadeado a partir da carência econômica da falha na simbolização das leis e pelos atravessamentos da dimensão cultural da sociedade de consumo. Os achados da pesquisa indicam também que o Projeto RAP demonstra potencial desencadeador de processos de subjetivação política para os jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação, uma vez que o rap se configura como uma ferramenta cultural e pedagógica capaz de interrogar politicamente o contexto social no contemporâneo.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescência-
Palavras-chave: dc.subjectSocioeducação-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetivação política-
Título: dc.titleRap e poesia para uma adolescência com privação de liberdade : possibilidade de deslocamento da posição de vida nua-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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