Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moura, Ricardo José de | - |
Autor(es): dc.creator | Paranhos, Isabela Levi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:11:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:11:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37018 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902242 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019. | - |
Descrição: dc.description | A prática de exercícios físicos traz benefícios ao funcionamento das funções executivas e ao desempenho acadêmico. Com base na hipótese de que aulas de circo são uma atividade física que exigem maior engajamento cognitivo de seus participantes, o objetivo desta pesquisa foi avaliar se crianças submetidas a uma intervenção física com aulas de circo exibiam melhores padrões de desempenho em tarefas neuropsicológicas e desempenho escolar comparadas ao grupo controle. Através de delineamento pré-teste e pós-teste, foram mensurados o desempenho de alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental de uma escola de Brasília. Participaram 57 estudantes com idades entre 8 e 12 anos, distribuídos em uma das duas condições disponíveis. Os resultados demonstraram que não houve diferença significativa em nenhum dos grupos no pós-teste. A análise do índice de mudança relativa, do tamanho do efeito eta quadrado parcial e do índice d de Cohen revelaram alguns benefícios para o grupo experimental. Conclui-se que as aulas de circo, da forma aqui implementada, não foram suficientes para produzir efeitos nas funções executivas e no desempenho acadêmico. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | - |
Descrição: dc.description | The practice of physical activity benefits the functioning of executive functions and academic performance. Based on the hypothesis that circus classes are a physical activity that require cognitive engagement, the objective of this research was to evaluate if children whoo took to a circus classes exhibited better performance standards in neuropsychological tasks and academic achievement compared to the control group. Through a pre-test and post-test design, the performance of 4th and 5th grade students from a school in Brasilia was measured. Fifty seven students aged 8 to 12 years, in one of two conditions. The results showed that there was no significant difference in any of the post-test groups. The analysis of the relative change rate, the size of the partial square eta effect, and the Cohen d index revealed some benefits for the experimental group. It was concluded that circus classes were not enough to produce effects on executive functions and academic performance, but there was a potential for improvement in performance after the intervention, reinforcing the importance and effectiveness of the investment in executive functions with physical activities. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho acadêmico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neuropsicologia - avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aulas de circo | - |
Título: dc.title | Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: