Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Márcio Amaral | - |
Autor(es): dc.creator | Duarte, Alexandra Leal | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, Nailê Dame | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Maria do Carmo Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Laudimar Alves de | - |
Autor(es): dc.creator | Stefani, Cristine Miron | - |
Autor(es): dc.creator | Lettieri, Giulia Melo | - |
Autor(es): dc.creator | Santiago, Luander Medrado | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Raphael Ramos | - |
Autor(es): dc.creator | Salles, Loise Pedrosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:11:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:11:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38043 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902104 | - |
Descrição: dc.description | Este manual é fruto da união, amizade e dedicação de professores PhDs do Departamento de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (ODT/FS/UnB), alunos de Pós-graduação e extensionistas do “Projeto Saúde Bucal de Pacientes Portadores de Diabetes mellitus: Diagnóstico e Tratamento de Alterações Salivares, Doença Periodontal, Doenças Endodônticas e Cárie Dentária”. O projeto iniciou em 2004 por iniciativa da professora Dra. Maria do Carmo Machado Guimarães e deu origem a uma importante parceria entre o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e o programa Hiperdia do Distrito Federal e Entorno (Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos), com ampliação do acesso da população aos atendimentos odontológicos especializados. Este projeto tem propiciado o desenvolvimento de protocolos adequados de prevenção, diagnóstico, tratamentos odontológicos, apoio e acompanhamento interdisciplinar para a população de pacientes portadores de Diabetes mellitus (DM). Em 2017, culminou na criação de um programa de tratamento endodôntico para os pacientes portadores de DM e formação de recursos humanos treinados em atividades de pesquisa e extensão. O estabelecimento de protocolos de diagnóstico, tratamento e acompanhamento multidisciplinar do indivíduo portador de DM, pode resultar em maior controle da doença, diminuindo a morbidade e complicações inerentes à mesma. Consequentemente, o desenvolvimento e implementação de tais estratégias de promoção de saúde devem impactar significativamente sobre gastos hospitalares com portadores de DM (tratamentos, internações prolongadas e recorrentes). Importante também ressaltar o impacto na diminuição de gastos inerentes às incapacidades físicas e sociais, que levam a perdas de emprego e produtividade, tornando os indivíduos portadores de DM dependentes de familiares ou terceiros. Todos esses aspectos influenciam diretamente os investimentos na área de saúde e impactam economicamente o nosso país. O projeto de extensão abriga estudos multidisciplinares composto por equipe de pesquisadores de diferentes áreas da Odontologia. As atividades do projeto têm impactado positivamente o desenvolvimento de habilidades, contribuindo para a promoção de saúde, de conhecimentos científicos e tecnológicos de forma diversa, nas especialidades: Endodontia, Periodontia, Prótese e Dentística. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento de Odontologia, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela Professora Loise Pedrosa Salles, em 15 de junho de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Endodontia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diabéticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Título: dc.title | Atendimento endodôntico em pacientes diabéticos e cuidados com a COVID-19 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: