Avaliação emancipadora : educação de jovens e adultos e educação profissional

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Autor(es): dc.creatorRêses, Erlando da Silva-
Autor(es): dc.creatorSilva, Reinouds Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:11:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:11:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37897-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6589.-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902103-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo avalia o Programa de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (PROEJA) no Instituto Federal do Maranhão – Campus Açailândia. Fez-se uso da metodologia da avaliação emancipadora: descrição da realidade, crítica da realidade e criação coletiva (SAUL, 2006). O levantamento de dados foi por meio de grupos focais com discentes, docentes e técnico-administrativos e discussão por Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A descrição da realidade compreendeu dados da localidade, planos de curso e Programa. Na crítica da realidade prevaleceu a percepção dos sujeitos e na criação coletiva enfatizaram-se as contradições e as proposições.-
Descrição: dc.descriptionThis current paper assesses the PROEJA – Brazilian Program of Young and Adult Education integrated to the Vocational Education – in the Federal Institute of Maranhao – Campus Acailandia. The emancipatory evaluation methodology was applied: reality description, reality criticism and collective creation (Saul, 2006). The survey of data was carried out by means of focus groups with students, teachers and technicians through Content Analysis (Bardin, 2011). The reality description involved locality data, course plans and Program. The individuals’ perception predominated in the reality criticism and the contradictions and proposals were emphasized in the collective creation.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUFMT-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista de Educação Pública - (CC BY) - Licença Creative Commons Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 . This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License. Fonte: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6589/4281. Acesso em: 28 maio 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional-
Título: dc.titleAvaliação emancipadora : educação de jovens e adultos e educação profissional-
Título: dc.titleEmancipatory evaluation of young and adult education with the vocational education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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