Caracterização dos estudos de avaliação do consumo alimentar de pré-escolares

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFalcão-Gomes, Renata Couto-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Andréa Araciaba Soares-
Autor(es): dc.creatorSchmitz, Bethsáida de Abreu Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:11:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:11:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26766-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732006000600008-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902043-
Descrição: dc.descriptionOs estudos dietéticos fornecem elementos elucidativos que contribuem para a compreensão da dinâmica e determinação dos diversos agravos nutricionais que atingem a população infantil. As investigações do consumo alimentar de crianças pequenas utilizam os mesmos métodos de inquéritos empregados nas demais faixas etárias, diferenciando-se pela necessidade de um respondente, geralmente um dos pais ou o cuidador da criança. O objetivo do trabalho foi identificar os principais métodos de avaliação do consumo alimentar utilizados nos inquéritos com pré-escolares, assim como os itens e formas de análise mais comumente empregados. Verificou-se que os estudos apresentaram baixa comparabilidade, em função, entre outros fatores, do uso de diferentes formas de análise e metas de ingestão. O recordatório de 24h foi o método mais utilizado, geralmente associado a um outro método de inquérito. Ainda são poucos os estudos que empregam as novas cotas dietéticas de referência para avaliação da adequação das dietas. No Brasil, assim como nos demais países em desenvolvimento, os estudos ainda priorizam as carências nutricionais. Apesar do aumento no número de estudos brasileiros nos últimos anos, as pesquisas existentes são de limitada comparabilidade, sendo essencial que se invista em uma estrutura (tabelas, softwares, seleção de indicadores) que possibilite um diagnóstico nutricional mais fidedigno e com potencial de comparação.-
Descrição: dc.descriptionDietary studies provide elucidative elements that contribute to the comprehension of both dynamics and determination of the several nutritional problems that afflict children of young age. Apart from the need of a respondent (generally one of the child's parent or a caregiver), dietary assessment of young children uses the same inquiry methods applied to people of other ages. The aim of this paper was to identify the most used inquiry methods applied in food consumption investigations of pre-school children, as well as the most common items and ways of analysis employed. It was observed that the studies presented a low comparability due to, among other factors, the use of different ways of analysis and ingestion goals. The 24-hours recall was the most applied method, frequently associated with another inquiry method. There are still few studies that use the new dietary reference intakes in dietary assessment. In Brazil, as in other developing countries, studies still give priority to nutritional deficiencies. Despite the growing number of Brazilian dietary studies in recent years, the existent researches are of limited level of comparability, being, therefore, crucial to invest in a structure (tables, software, indicator selection) that truly enables a more reliable and comparative nutritional diagnosis.-
Descrição: dc.descriptionEm processamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação nutricional-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo alimentar-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de alimentação-
Palavras-chave: dc.subjectPré-escolar-
Título: dc.titleCaracterização dos estudos de avaliação do consumo alimentar de pré-escolares-
Título: dc.titleCharacterization of dietary intake assessment studies in pre-school children-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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