Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Espinoza, Bruno Luiggi Macchiavello | - |
Autor(es): dc.contributor | Dorea, Camilo Chang | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Danilo Amaral | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:11:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:11:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31959 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/902005 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017. | - |
Descrição: dc.description | Vídeo de ponto de vista livre (FVV - do inglês Free Viewpoint Video) permite diferentes opções de pontos de vista de uma mesma cena tri-dimensional (3D). Esse tipo de sistema normalmente possui um custo elevado devido aos equipamentos que devem ser utilizados para captura dos vários pontos de vista. Além disso, para realmente obter um sistema de FVV é necessário sintetizar vistas virtuais baseadas em imagens de referência fornecidas pelo sistema. Essa síntese corresponde a um ponto de vista que não é fornecido, mas que pode ser criado através de relações dos pixels originais. Um exemplo prático consiste em um observador que assiste a cena 3D e as imagens são sintetizadas com base na posição da cabeça do observador, que pode ocorrer em várias direções. Artigos da área retratam principalmente movimentos horizontais em relação a cena sendo que poucos levam em consideração movimentos de aproximação e distanciamento. Independente do deslocamento realizado a vista sintetizada apresenta buracos de pixels sintetizados que não possuem referência na imagem original, isso gera os erros de desoclusão e buracos de expansão. Este trabalho é um dos poucos na literatura que visa implementar esse processo de síntese de vista, preenchendo os buracos de expansão gerados com técnicas de inpainting. Para isso foi utilizando a técnica de representação esparsa com o treinamento de dicionários com regras nãoparamétricas bayesianas. Para avaliar os resultados alcançados foram utilizados métricas objetivas de comparação de imagem. Os resultados indicam um ganho de até 6.19 dB comparado com método de inpainting usado no software referência VSRS+. | - |
Descrição: dc.description | Free Viewpoint Video (FVV) allows various observational points of the same threedimensional (3D) scene. A FVV system is usually very expensive due to the equipment that must be used to capture the different view-points. Moreover, in order to achieve real FVV it is required to synthesize a virtual view based on the the acquire images. This synthesis corresponds to a view-point that is not provided, but can be created by spatial relations of the original pixels. A practical example would be that of an observer watching a 3D scene, where the synthesized images are based on the position of the viewer's head, which can occur from several angles. Several articles of the area mainly portray horizontal movements in relation to the acquired signals, only a few consider movements of approximation and distance. Regardless of the displacement performed, the synthesized view has holes, which are synthesized pixels that do not have reference in the original image, this generates the disocclusion errors and expansion holes. This work is one of the few in the literature that aims to implement the synthesis process by filling the expansion holes generated with inpainting techniques. Specifically, we will be using sparse representation with the training of dictionaries with Bayesian nonparametric rules to perform the inpainting process. In order to evaluate the achieved results objective metrics, such as PSNR, were used. Our results yield a gain of up to 6.19 dB compared to the inpainting method used in the reference software VSRS+ | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem tridimensional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Síntese de vista | - |
Título: dc.title | Representação esparsa para preenchimento de buracos de expansão em sínteses de vistas baseada em profundidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: