O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mundo : errâncias a céu aberto

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMüller Júnior, Adalberto-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Émile Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:11:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:11:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2011-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2011-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9649-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/901997-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)-Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é uma análise das imagens fílmicas do sertão, produzidas pelo cinema brasileiro, e suas relações com a pós-modernidade e a globalização, bem como com as novas formas de política e as identidades que se relacionam com ela. É também uma análise de como é possível pensar este espaço em termos de subjetividades e metaficção. Para tanto, realizamos um estudo que perpassa a literatura e o cinema – que tratam do sertão – de momentos anteriores até a produção atual. A análise literária investiga o espaço sertanejo desde o Romantismo até a contemporaneidade concentrando-se no romance Galiléia de Ronaldo Correia de Brito. Já as observações sobre o cinema que usa o sertão como cenografia partem do Ciclo do cangaço, caminham pelo Cinema Novo e terminam nos filmes dos anos noventa em diante. Ao final nos detivemos em O céu de Suely (Karim Aïnouz, 2006) e Cinema aspirinas e urubus (Marcelo Gomes, 2005). ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis work is an analysis of film footages of the “sertão” (backcountry), produced by the Brazilian cinema, and its relations with post-modernity and globalization, as well as with the new politics forms and identities that relate to it. It is also an analysis of how is possible to think this “space” in subjectivity and metafiction terms. For this purpose, was made a study that runs through literature and cinema – especially the material that deals with the “sertão” – from old productions to the current ones and, finally, we stopped at “O céu de Suely” (Karim Aïnouz, 2006) and “Cinema, aspirinas e urubus” (Marcelo Gomes, 2005).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCinema contemporâneo-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - história e crítica-
Título: dc.titleO cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mundo : errâncias a céu aberto-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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