Educação pela arte numa cidade nova : o caso Brasília

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Fernando Correia-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Maria de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:11:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:11:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-23-
Data de envio: dc.date.issued1982-07-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34658-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/901981-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos, 1982.-
Descrição: dc.descriptionA hipótese da qual parte o Trabalho é a de que os planos iniciais para a área da educação e cultura em Brasília eram muito coerentes com o contexto sócio-político-econômico da época e com as circunstâncias em que iria se formar a cidade. Seria principal, mente através de oportunidades de desenvolvimento cultural que uma população composta, de início, inteiramente por migrantes, poderia se integrar e colocar-se, conscientemente, como construtora da nova cidade. Passados 25 anos, o que aconteceu com os planos de Brasília? As numerosas idéias que marcaram o seu início seriam utopias irrealizáveis? Que fatores condicionaram o desenvolvimento sócio-cultural da cidade? Que peculiaridades influenciaram a produção, a difusão e o consumo de atividades artísticas em Brasília, consideradas corno recurso educacional? São essas questões que motivam e constituem o tema deste Trabalho. Seu objetivo principal é historiar as experiências de educação através da arte realizada em Brasília. Para isto se reúne, examina, registra e interpreta dados sobre propostas, experiências e movimentos relacionados com arte e educação, descreve-se as condições que cercaram, historicamente, estas experiências; tenta-se relacionar, na medida em que os dados disponíveis permitem, a história encontrada com as práticas e condições hoje existentes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Brasília (DF)-
Palavras-chave: dc.subjectArte e educação-
Título: dc.titleEducação pela arte numa cidade nova : o caso Brasília-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.