UNISER : um contrato social para a educação sustentável e de qualidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Porto-
Autor(es): dc.creatorKarnikowski, Margô Gomes de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Kerolyn Ramos-
Autor(es): dc.creatorBrito, Maria Ivoneide de Lima-
Autor(es): dc.creatorSantos, Vivian da Silva-
Autor(es): dc.creatorKarnikowski, Isabella Gomes de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorGiesteira, Bruno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:11:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:11:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50209-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/901958-
Descrição: dc.descriptionA educação possui um papel essencial para o enfrentamento dos desafios ao longo da vida. Na velhice, as incertezas e vulnerabilidades se intensificam, e ganharam forma com o isolamento social não desejado, em alternativa à pandemia da Covid-19. A UniSER, programa educativo de extensão focado nos idosos e com abordagem intergeracional busca estimular cidadania e o desenvolvimento humano e social das pessoas. Esta investigação teve como objetivo explorar as perspectivas educacionais a serem adotadas pelo programa UniSER, a partir dos dados das pesquisas realizadas no âmbito do programa. As pesquisas envolveram a avaliação da efetividade do programa, bem como a verificação da existência de políticas educacionais para idosos nas Instituições de Educação Superior (IES) no Brasil. Os resultados foram analisados por investigadores na área de gerontologia e docentes do Programa, em uma metodologia dialógica afetiva. Evidenciou-se a ausência de políticas educacionais institucionalizadas para idosos nas IES, ainda que tenham sido identificadas a validade social, mudanças de comportamento e melhorias do bem estar subjetivo. Assim, as ações educativas para idosos nas IES são pulverizadas, dificultando a sustentabilidade, o reconhecimento e o sentimento de pertencimento. Neste sentido, a UniSER deve fomentar ações para instruir políticas educacionais dentro das IES que incluam os idosos, estabelecendo um novo contrato social de educação intergeracional.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade UnB Ceilândia (FCE)-
Descrição: dc.descriptionCurso de Farmácia (FCE-FAR)-
Descrição: dc.descriptionOuvidoria (OUV)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAtena Editora-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsTodo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição-Não-Comercial-NãoDerivativos 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionais-
Título: dc.titleUNISER : um contrato social para a educação sustentável e de qualidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.