Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Victorino, Márcio de Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Corbal, Gabriel Saldanha Ostwald | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:11:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:11:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48776 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/901935 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho aborda a Arquitetura da Informação (AI) aplicada à análise de dados abertos de universidades federais brasileiras, um tema relevante considerando o Brasil como um dos principais disseminadores de dados abertos no mundo. Apesar da disponibilidade desses dados, observa-se uma lacuna no aproveitamento efetivo das informações devido à falta de interesse e compreensão adequada do conteúdo disponibilizado. Visando superar essa barreira, a pesquisa propõe uma Arquitetura da Informação estruturada para facilitar a análise e interpretação desses dados. A metodologia empregada envolve a Teoria do Enfoque Meta Analítico Consolidado (TEMAC) como forma de posicionar a pesquisa em ambito global, além do processo CRISP-DM, focando na preparação, inter-relação e detalhamento integrador dos dados. A fundamentação teórica abrange desde dados abertos e transparência pública até técnicas de análise de dados para geração de informação e conhecimento. O cerne desta dissertação é a construção e validação de uma Arquitetura da Informação, tanto como processo quanto como estrutura, que foi submetida a uma prova de conceito. Esta consistiu na análise do orçamento da educação superior em algumas instituições de ensino superior brasileiras, fornecendo insights valiosos sobre a gestão de recursos e a tomada de decisões nessas universidades. Através de uma abordagem prática, o estudo demonstra a eficácia da AI proposta, destacando sua aplicabilidade em facilitar o entendimento e a utilização dos dados abertos por parte dos gestores e da sociedade em geral. As considerações finais refletem sobre o impacto e as possibilidades futuras dessa abordagem no contexto da educação superior e da gestão de dados no Brasil. | - |
Descrição: dc.description | This work addresses the application of Information Architecture (IA) to the analysis of open data from Brazilian federal universities, a significant topic considering Brazil as one of the main disseminators of open data globally. Despite the availability of these data, there is a gap in effectively leveraging the information due to a lack of interest and proper understanding of the content provided. Aiming to overcome this barrier, the research proposes a structured Information Architecture to facilitate the analysis and interpretation of these data. The employed methodology involves the Consolidated Meta-Analytical Approach Theory (TEMAC) to position the research in a global context, along with the CRISPDM process, focusing on the preparation, interrelation, and integrated detailing of the data. The theoretical foundation covers everything from open data and public transparency to data analysis techniques for information and knowledge generation. The core of this dissertation is the construction and validation of an Information Architecture, both as a process and a structure, which was subjected to a proof of concept. This consisted of analyzing the higher education budget in some Brazilian higher education institutions, providing valuable insights into resource management and decision-making in these universities. Through a practical approach, the study demonstrates the effectiveness of the proposed IA, highlighting its applicability in facilitating the understanding and use of open data by managers and society in general. The final considerations reflect on the impact and future possibilities of this approach in the context of higher education and data management in Brazil | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dados abertos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura da informação | - |
Título: dc.title | Arquitetura da informação : modelo de análise de dados abertos de universidades federais brasileiras | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: