Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borges, Fabricia Teixeira | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Larissa Krüger | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:11:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:11:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32310 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/901887 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2018. | - |
Descrição: dc.description | As novas tecnologias da informação e comunicação têm se feito cada vez mais presentes no dia-a-dia das crianças, intermediando várias de suas ações. Tablets e celulares aparecem entre os objetos manipulados diariamente, principalmente em espaços urbanos. Considerando que o desenvolvimento humano ocorre em um processo histórico entre um sujeito ativo e reflexivo e seu ambiente cultural, portanto na interação com os outros sujeitos e com os objetos culturais, faz-se necessário entender como as crianças têm percebido a presença desses objetos em suas vidas. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os significados presentes nas falas das crianças e nas narrativas audiovisuais produzidas por elas sobre a presença das tecnologias em suas vidas. Participaram do estudo quatro crianças com idades variando de 9 a 12 anos, as quais foram selecionadas por conveniência. A pesquisa foi conduzida com metodologia qualitativa em um condomínio residencial em uma região administrativa do Distrito Federal - Brasil. Utilizou-se análise temática dialógica da conversação para analisar os resultados. Concluímos que as crianças participantes da pesquisa percebem as novas tecnologias como integradas em suas rotinas, participantes de seus processos de comunicação, de construção de conhecimento, de acesso a entretenimento e de ação no mundo. Mais que instrumento, esses aparelhos abrem janelas para um espaço, um lugar, que elas se referem como internet, o que enfatiza a compreensão que elas têm de uma estreita relação entre tecnologia e internet. Outros fatores, como as configurações das relações interpessoais e a dimensão espaço-tempo nessas relações são atravessados pela presença das novas tecnologias, trazendo questões relacionadas à preocupação dos pais, à dimensão moral de bem e mal no espaço virtual e à exposição pessoal na internet. As crianças reconhecem no espaço online múltiplas vias que possibilitam o encontro com as outras pessoas, validando esse ambiente como alternativa viável para se reunir com os outros. Mais além, as crianças se referiram à noção de que o celular se coloca como condição para a vida da forma como as crianças a conhecem na atualidade e a relação desse aparelho com os significados referentes ao vício e à tentação; um vício que vincula o celular como condição para a vida e uma tentação que tem de ser controlada para não interferir nas obrigações escolares. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). | - |
Descrição: dc.description | Information and communication technologies have become more present in children’s routines, mediating many of their actions. Tablets and cell phones are among objects handled daily, especially in the urban context. Considering that human development occurs in a historical process between an active and reflexive person and his/her cultural environment, thus by interacting with other subjects and cultural objects, it is important to know how children understand the presence of these objects in their lives. Therefore, this research aimed to analyze the meanings in children’s speech and in audiovisual narratives produced by them about the presence of technologies in their lives. The participants were defined for convenience and consisted of four children with ages ranging from 9 to 12 years. Qualitative research was conducted in a residential condominium in an administrative region of the Federal District - Brazil. Dialogical thematic analysis of the conversation was used to analyze the results. We concluded that the children participating in the research understand the new technologies as integrated into their routines. These technologies act as mediators for children’s communication processes, learning process, entertainment access and their active role in the world. More than an instrument, these devices open windows to a space, a place they refer to as the Internet, which emphasizes their understanding of a close relationship between technology and the Internet. Other factors, such as the configuration of interpersonal relationships and the space-time dimension in these relationships are pervaded by the presence of new technologies, highlighting issues related to parental concern, the moral dimension of good and bad in the virtual space and personal exposure on the Internet. These children see in the cyberspace multiple paths that promote encounters with other people, validating it as a viable alternative for gathering with others. Moreover, children referred to the notion that the cell phone is a condition for life as they know it today, as well as to the relation of this device to the meanings of addiction and temptation; an addiction that links the cell phone as a condition for life and a temptation that has to be controlled not to interfere with school tasks. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novas tecnologias digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento humano | - |
Título: dc.title | Infância urbana e novas tecnologias : uma análise pela perspectiva da criança | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: