Jogos e brincadeiras com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Programa Educação com Movimento do DF : uma proposta crítico-superadora nas aulas de Educação Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeite, Jaciara Oliveira-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Alexandra Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:10:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:10:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47894-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/901757-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). O objetivo geral foi analisar o conteúdo jogos e brincadeiras no documento Currículo em Movimento – CMDF (SEDF, 2018), desenvolver e analisar proposta pedagógica e interdisciplinar, a partir do Programa Educação com Movimento - PECM (SEEDF, 2018) e à luz da Pedagogia Crítico-Superadora, para crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do DF. O PECM é uma iniciativa, no contexto da educação pública do Distrito Federal, que visa a inserção de professores de Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi realizada pesquisa de campo de natureza qualitativa que contou com a participação de 16 (dezesseis) crianças do 2º ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais em parceria com a professora pedagoga responsável pela turma. Utilizamos os seguintes instrumentos: observação participante com registro em diário de campo; roda de conversa; desenho; registros iconográficos e análise de documentos. Foi elaborada e desenvolvida proposta pedagógica composta por dez aulas sobre jogos e brincadeiras, conforme os conteúdos e objetivos de aprendizagem previstos no CMDF, valorizando múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), buscando contribuir com a apropriação dos conhecimentos, com a construção do pensamento crítico e o desenvolvimento integral das crianças. Como resultados da investigação, analisamos que o documento Currículo em Movimento apresenta contradições entre seus pressupostos teóricos e certo ecletismo na exposição dos objetivos de aprendizagem e conteúdos previstos para a Educação Física nos Anos Iniciais, em especial nos jogos e brincadeiras, já que estão estruturados com expressiva ênfase no desenvolvimento motor e com pouca menção aos aspectos culturais e históricos. Concluímos ainda, com base na pesquisa imbricada com a proposta pedagógica em torno dos jogos e brincadeiras, à luz da Pedagogia CríticoSuperadora, que as experiências (teórico-práticas) vivenciadas pelas crianças foram significativas para a ampliação e aprofundamento do repertório de jogos e brincadeiras, em seus elementos gestuais, históricos e culturais, e para o desenvolvimento do pensamento crítico.-
Descrição: dc.descriptionThe present study is part of the Professional Master's Program in Physical Education in National Network (ProEF). The general objective was to analyze the content of games and games in the document Curriculum in Movement - CMDF (SEDF, 2018), to develop and analyze a pedagogical and interdisciplinary proposal, based on the Education with Movement Program - PECM (SEDF, 2018) and in the light of pedagogy critical-overcoming, for children in the early years of elementary school in a public school in the Federal District. The PECM is an initiative, in the context of public education in the Federal District, which aims to include Physical Education teachers in Early Childhood Education and the Early Years of Elementary School. Qualitative field research was carried out with the participation of 16 (sixteen) children from the 2nd year of Elementary School in the Early Years in partnership with the pedagogue teacher responsible for the class. We used the following instruments: participant observation recorded in a field diary; conversation wheel; design; analysis of documents and iconographic records. A pedagogical proposal was elaborated and developed, consisting of ten classes on games and games, according to the contents and learning objectives foreseen in the CMDF, valuing multiple languages (corporal, oral, written and audiovisual), seeking to contribute to the appropriation of knowledge, with the construction of critical thinking and the integral development of children. As a result of the investigation, we analyzed that the Curriculum in Movement document presents contradictions between its theoretical assumptions and a certain eclecticism in the exposition of the learning objectives and contents foreseen for Physical Education in the Early Years, especially in games and games, since they are structured with expressive emphasis on motor development and with little mention of cultural and historical aspects. We also conclude, based on the research intertwined with the pedagogical proposal around games and games, in the light of the Critical-Supercoming Pedagogy, that the (theoretical-practical) experiences lived by the children were significant for the expansion and deepening of the repertoire of games and games, in their gestural, historical and cultural elements, and for the development of critical thinking.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação Física (FEF)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Distrito Federal (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia crítico-superadora-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Educação com Movimento (PECM)-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação continuada-
Título: dc.titleJogos e brincadeiras com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Programa Educação com Movimento do DF : uma proposta crítico-superadora nas aulas de Educação Física-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.