Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pato, Claudia Márcia Lyra | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Danielle Abud | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:10:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:10:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13497 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/901697 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. | - |
Descrição: dc.description | O estudo dos parques no contexto das cidades é descrito por diferentes áreas do conhecimento. No entanto, ainda são poucos os ensaios que buscam compreender a relação dos usuários, a partir dos valores pessoais e dos sentidos atribuídos a estas paisagens. Considerando a estrutura da relação de valores, com interferência sobre o comportamento ecológico das pessoas e a significação dessas áreas é importante reconhecer e explorar estas dimensões, para compreender as motivações que levam os indivíduos a adotarem uma conduta mais sustentável com o ambiente. Este estudo pesquisou os valores pessoais e os sentidos dos usuários do Parque Ecológico Olhos D’Água, em Brasília – DF. A adoção do modelo teórico de Schwartz conduziu o eixo epistemológico dessa pesquisa de método misto concomitante, na qual participaram 137 sujeitos na etapa quantitativa e três na etapa qualitativa (dois comerciantes e um representante da escola - que compõem o entorno do Parque). As análises evidenciaram uma maior concentração do tipo motivacional benevolência, o que reforça a cultura coletivista dos brasileiros descrita na literatura. Os sentidos atribuídos ao Parque apresentam maior frequência dos sentimentos de bem estar, tranquilidade e paz. As análises categóricas descrevem o valor do Parque sob a perspectiva do valor imobiliário e da relação de uma educação ambiental em um processo de transformação paradigmática. Os resultados obtidos sugerem o reconhecimento da Educação Ambiental como um pressuposto capaz de mediar a relação dos usuários com o Parque e promover o entendimento e o enfrentamento da complexidade dos conflitos ambientais. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The study of parks within cities is described by different areas of knowledge. However, there are few trials that seek to understand the relationship of users, from personal values and meanings attributed to these landscapes. Considering the structure of the relationship of values with interference on the ecological behavior of people and the significance of these areas is important to recognize and explore these dimensions in order to understand the motivations that lead individuals to adopt a more sustainable behavior to the environment. This study investigated the personal values and senses of users Ecological Park of Olhos D´Água in Brasilia - DF. The adoption of the theoretical model of Schwartz led the axis of this epistemological concomitant mixed method research in which 137 subjects participated in the quantitative phase and three in the qualitative stage (two traders and a representative of the school - that make up the area around the Park). The analyzes showed a higher concentration of benevolence motivational type, which reinforces the collectivist culture of Brazilians described in the literature. The meanings attributed to the Park have a higher frequency of feelings of wellness, tranquility and peace. The categorical analyzes describe the value of the park from the perspective of real estate value and the relationship of environmental education in a process of paradigmatic change. The results suggest the recognition of environmental education as a prerequisite able to mediate the relationship between users and the Park and promote understanding and coping with the complexity of environmental conflicts. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parques urbanos - Brasília (DF) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia humana | - |
Título: dc.title | Valores e sentidos atribuídos à paisagem ambiental urbana no parque ecológico olhos d'água, em Brasília - DF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: