A diversidade linguística e os letramentos múltiplos de produções escritas na escola no/do campo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSousa, Rosineide Magalhães de-
Autor(es): dc.contributormartalinguas@hotmail.com-
Autor(es): dc.creatorSilva, Marta Divina Pereira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:10:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:10:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40044-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/901590-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa está vinculada ao grupo de Pesquisa SOLEDUCSociolinguística, Letramentos Múltiplos e Educação, coordenado pela Professora Doutora Rosineide Magalhães de Sousa da Universidade de Brasília. Apresenta um estudo sobre textos escritos de estudantes do sétimo ano de uma escola no/do campo e como podemos observar fatores socioculturais de seus produtores. Nesses textos estão impressas múltiplas expressões e marcas linguísticas que identificam o lugar de pertencimento deles que, em certos casos, não são compreendidas pelos professores em sala de aula. Com isso, temos como principal objetivo compreender essa diversidade sociolinguística e para isso nos embasamos nos estudos da Sociolinguística Educacional, dos Letramentos ou das práticas de Letramentos no contexto social e escolar, bem como as novas propostas da Base Nacional Comum Curricular para o ensino da língua materna e a sequência didática. E, por meio de uma a abordagem qualitativa pautada na etnografia de sala de aula, foi realizada uma pesquisa de campo com a utilização dos seguintes procedimentos metodológicos: sequência didática com o uso de texto biográfico e, posteriormente, a escrita do texto autobiográfico. Ademais, com esta investigação foi possível reconhecermos a necessidade da observação do lugar de pertencimento de estudantes do campo e suas distintas práticas de conhecimento da leitura e da escrita, bem como a importância da valorização dessa cultura no contexto escolar.-
Descrição: dc.descriptionThis research is linked to the SOLEDUC- Sociolinguistics, Multiple Literacy and Education Research group, coordinated by Professor Rosineide Magalhães de Sousa from the University of Brasília. It presents a study on the written texts of seventh year students from a school in the countryside and how we can observe the socio-cultural factors of their producers. These texts presents multiple expressions and linguistic marks that identify their place of belonging that, in certain cases, they are not understood by teachers in the classroom. With that, we have as main objective to understand this sociolinguistic diversity that we are based on the studies of Educational Sociolinguistics, Literacies or Literacy practices in the social and school context, as well as the new proposals of the Common Curricular National Base for language teaching. Through a qualitative approach based on classroom ethnography, a field research was carried out using the following methodological procedures: didactic sequence that it use of biographical text and, later, the writing of the autobiographical text. In addition, it was possible to recognize the need to observe the place of belonging of rural students and their different practices of knowledge of reading and writing, as well as the importance of valuing this culture in the school context.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade sociolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de letramentos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campo-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas rurais-
Título: dc.titleA diversidade linguística e os letramentos múltiplos de produções escritas na escola no/do campo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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