Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Schnorr, Samuel Molina | - |
Autor(es): dc.creator | Pietrocola, Maurício | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:10:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:10:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46935 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u713742 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-9326-1477 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-1839-8005 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/901573 | - |
Descrição: dc.description | Para entender como a pesquisa em educação científica e matemática se desenvolveu no Brasil nos últimos 25 anos (de 1994 à 2018), analisamos os 10 periódicos brasileiros mais bem avaliados na área. Construímos um extenso conjunto de dados com todos os artigos publicados nas revistas selecionadas sobre pesquisa em educação científica e matemática desde 1994. Categorizamos 3.014 artigos como de produção nacional e 584 como estrangeiros e, em seguida, analisamos o perfil dos autores. Nos estudos de produção nacional também analisamos: (i) a natureza do estudo (pesquisa empírica, relato de experiência ou ensaio teórico), (ii) temas de pesquisa e (iii) conteúdo textual (título, resumo e palavras-chave). Nossos resultados indicaram que, nos últimos 25 anos, as pesquisas em educação científica e matemática têm sido conduzidas principalmente por pesquisadores do gênero masculino de universidades públicas do sudeste do Brasil. As principais áreas de pesquisa foram ensino e aprendizagem e formação de professores, os principais temas pesquisados foram formação de professores, livro didático e educação ambiental. Em geral, os artigos estrangeiros tinham apenas um autor de países da América Latina, Portugal ou Espanha. Por meio da análise de uma quantidade considerável de publicações, nosso trabalho apresentou um panorama da produção científica da área nos últimos anos. | - |
Descrição: dc.description | To understand how research in science and mathematics education has developed in Brazil in the last 25 years (from 1994 to 2018) we analysed the 10 best-rated Brazilian journals in the field. We built an extensive dataset with all articles published in the selected journals about research in science and mathematics education since 1994. We categorized 3014 articles as national production and 584 as foreign and then analysed the profile of the authors. In the studies from national production we also analysed: (i) the nature of the study (empirical research, experience report or theoretical essay), (ii) research strands and (iii) textual content (titles, abstract and keywords). Our results indicated that in the last 25 years, cutting edge research in science and mathematics education has mainly been led by male researchers from public Universities in the southeast of Brazil. The main thematic strands were teaching and learning and teacher training and the main subjects researched were teacher formation, textbook and environmental education. In general, foreign articles had only one author from countries in Latin America, Portugal or Spain. Through the analysis of a considerable amount of publications, our work presented an overview of the scientific production of the field in recent years. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | - |
Descrição: dc.description | Núcleo de Educação Científica (IB NECBio) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura científica brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Periódicos científicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revisão sistemática | - |
Título: dc.title | Educação em ciências e matemática no Brasil : uma revisão sistemática de 25 anos de pesquisa (1994–2018) | - |
Título: dc.title | Science and mathematics education in Brazil : a systematic review of 25 years of research (1994–2018) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: