“Por que tão longe?” : mobilidade de crianças e estrutura urbana no Distrito Federal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMüller, Fernanda-
Autor(es): dc.creatorMonasterio, Leonardo Monteiro-
Autor(es): dc.creatorDutra, Cristian Pedro Rubini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:10:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:10:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33705-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4213-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/901465-
Descrição: dc.descriptionEste estudo analisa a mobilidade de crianças nos trajetos de casa para a escola e da escola para casa no Distrito Federal. Com base em um estudo que acompanhou crianças de duas instituições educacionais públicas situadas no Plano Piloto de Brasília (um Centro de Educação Infantil e uma Escola-Classe), foi possível traçar um perfil das práticas de circulação dessa população. Depois de apresentar a concepção inicial dos planejadores de Brasília para a mobilidade de crianças, o trabalho passa a analisar os dados gerados na pesquisa. Os resultados mostram que apenas 4% das crianças vão para a escola a pé e 57% têm que viajar mais de 20 km por dia apenas em seus trajetos casa-escola-casa. Ou seja, a estrutura urbana da cidade e a oferta limitada de educação pública não permitiram que a utopia idealizada para Brasília se realizasse.-
Descrição: dc.descriptionThis study analyzes children’s mobility on school-home-school routes in the Federal District of Brazil. Based on a study of children who attend two public educational intuitions located in the Pilot Plan of Brasília (a day-care center and an elementary school), it was possible to profile their circulation patterns. After presenting the Brasília planners’ initial conception for children’s mobility, the study analyzes the data generated by the survey. Results show that only 4% of the children go to school on foot and 57% travel more than 20 km a day in their home-school-home routes. That is, the urban structure of the city and the limited supply of public education led to the failure of the utopian plans for Brasília.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsArtigo publicado em Open Acess Creative Commons Atribution (CC BY).-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectDistrito Federal (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Título: dc.title“Por que tão longe?” : mobilidade de crianças e estrutura urbana no Distrito Federal-
Título: dc.title“Why so far?” : children’s mobility and urban structure in the Federal District-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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