Dois sindicatos e uma categoria : o caso dos docentes federais do Brasil

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Autor(es): dc.creatorDutra, Norivan Lustosa Lisboa-
Autor(es): dc.creatorCastioni, Remi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:10:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:10:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40395-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/901444-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo aborda a questão da representação sindical dos professores da rede federal de educação, que engloba as universidades e os institutos federais do Brasil, explicitando as divergências entre duas entidades sindicais (Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior Público e Privado ‒ ANDES-SN ‒ e Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico ‒ PROIFES). O texto discorre sobre a atuação dos sindicatos de professores federais a partir da Constituição Federal de 1988 e qual tem sido seu papel no processo de negociação nos últimos anos, particularmente a partir da implantação do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), bem como da atuação de ambas as entidades durante a tramitação e a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) nos governos Lula/Dilma. Para tal, realizamos um estudo de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, no intuito de desvelar o(os) papel(éis) de ambas as entidades (ANDES e PROIFES) na defesa dos direitos da categoria que representam, os docentes federais.-
Descrição: dc.descriptionThe present study approaches the union representation of teachers in the federal education system, which encompasses universities and federal institutes, explaining the differences between two union entities (National Union of Teachers of Public and Private Higher Education ‒ ANDES-SN ‒ and Federation of Unions of Professors and Teachers of Federal Institutions of Higher Education and Technical and Technological Basic Education ‒ PROIFES). The text discusses the performance of federal teachers unions from the Federal Constitution of 1988 and what has been their role in the process in recent years, particularly since the implementation of the Federal University Restructuring and Expansion Plan (REUNI), as well as the performance of both entities during the process and approval of the National Education Plan (PNE) in the Lula/Dilma governments. we carried out a qualitative, bibliographical and documentary study, in order to uncover the role (s) of both entities (ANDES and PROIFES) in the defense of the rights of the category they represent, federal teachers.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCentro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelos autores, em 26 de março de 2021, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.-
Palavras-chave: dc.subjectSindicatos-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades - corpo docente-
Palavras-chave: dc.subjectPlano Nacional de Educação (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectPlano de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI)-
Título: dc.titleDois sindicatos e uma categoria : o caso dos docentes federais do Brasil-
Título: dc.titleTwo unions and one category : the case of the federal teachers of Brazil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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