Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Melgaço, Mariana Belloni | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Thais Salema Nogueira de | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Marília Bohnen de | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Solange Fernandes de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:09:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:09:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43106 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5281/zenodo.6330839 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-8788-4966 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-0810-6665 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-0914-0440 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-6648-7910 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/901420 | - |
Descrição: dc.description | A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. Apesar da importância da EAN para o Programa, estudos demonstram diversos entraves para a sua consolidação nas escolas públicas brasileiras. Este estudo objetivou verificar as iniciativas de fomento e apoio as ações de EAN desenvolvidas no âmbito da gestão federal do PNAE a partir do ano de 2015 e se estão em consonância com o proposto no marco legal do PNAE. Para isso, foi realizada uma análise documental a fim de analisar as ações da gestão federal do PNAE que abordam este tema. O estudo permitiu identificar que as iniciativas de EAN possibilitam que o Programa se constitua em um espaço de aprendizagem, produção de conhecimento e formação de hábitos saudáveis de vida. | - |
Descrição: dc.description | Food and Nutrition Education (EAN) is one of the guidelines of the National School Feeding Program, the PNAE. Despite the importance of the EAN for the Program, studies demonstrate several obstacles to its consolidation in Brazilian public schools. This study aimed to verify the initiatives to promote and support EAN actions developed within the scope of PNAE’s federal management from 2015 onwards and whether they are in line with what is proposed in PNAE’s legal framework. A documental analysis was carriedout in order to analyze the actions of PNAE’s federal management that address this issue. The study made it possible to identify that the EAN initiatives allow the Program to become a space for learning, knowledge production and healthy lifestyle habits formation. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Copyright (c) 2022 Cadernos do FNDE. This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Cadernos do FNDE está licenciado com a Licença (CC BY 4.0). | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação alimentar e nutricional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentação escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Possibilidades e desafios da educação alimentar e nutricional no PNAE : uma análise de iniciativas da gestão federal | - |
Título: dc.title | Possibilities and challenges of food and nutritional education in the PNAE : an analysis of federal management initiatives | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: