
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Denize Elena Garcia da | - |
| Autor(es): dc.creator | Abril, Neyla Graciela Pardo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:09:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:09:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-10-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-10-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9411 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/901080 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo do artigo é articular, desde uma perspectiva transdiciplinária, concepções teóricas que permitem discutir a questão social da pobreza com base em estudos críticos do discurso (ECD), sobretudo, os que relacionam a noção cognitiva de contexto com propriedades de gêneros discursivos, registros, estilos e retórica (van Dijk, 2007, 2008; Fairclough, 2003). Essas propriedades, vinculadas ao discurso como prática social, contribuem para a análise de eventos comunicativos que emergem de ‘contextos de situação’ e refletem ‘contextos de cultura’. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | The aim of this paper is to articulate, from a transdisciplinary perspective, theoretical conceptions that allow us to discuss the social question of poverty based on critical studies of discourse (ECD) that comprise cognitive dimension of context associated with properties of discursive genre, as well as register, style and rhetoric (van Dijk, 2007, 2008; Fairclough, 2003). These discourse properties as social practice contribute to the analysis of communicative events that emerge from ‘situational contexts’ and reflect ‘cultural contexts’. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/les/index. Acesso em: 18 abr. 2012. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discurso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Retórica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
| Título: dc.title | Miradas cruzadas hacia la pobreza desde una perspectiva crítica transdisciplinaria | - |
| Título: dc.title | Cross view from a transdisciplinary critical perspective to poverty | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: