A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGontijo, Cleyton Hércules-
Autor(es): dc.creatorSilva, Erondina Barbosa da-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Rosália Policarpo Fagundes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:08:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:08:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/900873-
Descrição: dc.descriptionEste artigo propõe uma articulação entre a Perspectiva de Sistemas para o estudo da criatividade, de Csikszentmihalyi, e a Teoria das Situações Didáticas, no campo da matemática, de Brousseau. Consideramos que a articulação das duas teorias possibilita o estudo da criatividade no processo de ensino e aprendizagem da matemática, na medida em que nos permite compreender a ação dos sujeitos, nas situações de aprendizagem, considerando fatores contextuais. Csikszentmihalyi (1988, 1996, 1999a, 1999b), no estudo da criatividade, e Brousseau (1996a, 2008), no estudo das situações didáticas, integram a ação do sujeito (trabalho do aluno), com o domínio (a situação didática na matemática) e o campo (ação do professor). ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis article proposes an articulation between Csikszentmihalyi’s Systems Perspective to the study of creativity and Brousseau’s Theory of Didactical Situations in the field of mathematics. We believe that the articulation of the two theories enables the study of creativity in the process of teaching and learning mathematics as it allows us to understand the action of subjects in learning situations, considering contextual factors. Csikszentmihalyi (1988, 1996, 1999a, 1999b), in the study of creativity, and Brousseau (1996a, 2008), in the study of didactical situations, integrate the subject’s action (the student’s work) with the domain (the didactic situation in mathematics) and the field (the teacher’s action). ___________________________________________________________________________________________________________________ RESUMEN-
Descrição: dc.descriptionEste artículo propone una articulación entre la Perspectiva de Sistemas para el estudio de la creatividad de Csikszentmihalyi y la Teoría de las Situaciones Didácticas en el campo de la matemática de Brousseau. Consideramos que la articulación de las dos teorías posibilita el estudio de la creatividad en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas, a medida que nos permite comprender la acción de sujetos, en las situaciones de aprendizaje, considerando factores contextuales. Csikszentmihalyi (1988, 1996, 1999a, 1999b) en el estudio de la creatividad, y Brousseau (1996a, 2008) en el estudio de las situaciones didácticas integran la acción del sujeto (trabajo del alumno), como el dominio (la situación en la matemática) y el campo (acción del profesor).-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsLinhas Críticas - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/index. Acesso em: 23 ago. 2013.-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade (Educação)-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Título: dc.titleA criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da Matemática-
Título: dc.titleCreativity and didactical situations in the teaching and learning of Mathematics-
Título: dc.titleLa creatividad y las situaciones didácticas en la enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.