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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Paulo César Marques da | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Raphael Henrique de Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:08:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:08:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-08-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1794 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/900717 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2008. | - |
Descrição: dc.description | Nas médias e grandes cidades brasileiras, tem-se observado um crescimento acentuado do número de profissionais que trabalham realizando a entrega de objetos em motocicletas. Rapidamente esses trabalhadores receberam a denominação de “motoboys” ou de motofretistas, como se refere a esses profissionais a presente dissertação. Desvendar o modus operandi e o porquê desses trabalhadores se arriscarem muito no trânsito cotidiano foi o norte da pesquisa realizada durante aproximadamente dois anos. Buscar respostas nas entrelinhas e ir além dos simples resultados de acidentes foi uma preocupação constante. A compreensão das formas de organização do trabalho dos motofretistas foi essencial para um entendimento mais amplo desse fenômeno. Para tanto, buscou-se o que havia registrado na literatura sobre organização do trabalho e comportamento. Em relação ao comportamento, as teorias da psicologia do trânsito clássica e da psicologia ambiental embasaram a pesquisa. A metodologia utilizada na pesquisa de campo realizada em Brasília se valeu tanto de dados secundários (obtidos na estatística do DETRAN/DF) como de dados primários. Estes últimos foram coletados diretamente com os motofretistas de duas maneiras: com questionários de perguntas abertas e de perguntas fechadas. Foram entrevistados, principalmente, os motofretistas que trabalhavam realizando a entrega de alimentos no Plano Piloto, mas também foi entrevistado um pequeno número de trabalhadores que entregam remédios, servindo dessa forma como um grupo de controle. Comparando o discurso de ambos os grupos foi possível detectar uma grande diferença de comportamento entre eles. Como resultado, observou-se que o tipo de produto a ser entregue, e principalmente, que a organização do trabalho desses profissionais tem um impacto direto sobre o comportamento adotado no trânsito e que o mesmo é justificado pela necessidade de sobrevivência. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | In the average-sized and larger Brazilian cities of the country an accented growth has been observed in the number of professionals who work delivering objects by motorcycles. Quickly these workers received nickname such as "motoboys" or "motofretistas" as they'll be referred to in this research. To unveil the "modus operandi" and the reason why these workers risk so much in daily traffic was the aim of the research carried out during approximately two years. Seeking the answers between the lines and to go beyond the simple results of accidents was a constant concern. The comprehension of the forms of organization of the work of the motofretistas was essential for a broader understanding of that phenomenon. In order to achieve such comprehension what has been recorded in the literature about organization of the work and behavior was sought. Regarding the behavior the classical traffic and environmental psychology based the research. The methodology utilized in the research taken in Brasília was made of secondary (obtained from DETRAN/DF's statistics), and of primary data as well. The latter were collected directly from the motofretistas in two ways: with quantitative and qualitative questionnaires. The interviews were conducted mainly with motofretistas who work delivering "food-to-go", and also with a smaller number of workers who deliver "medicines", the latter used as a group of reference. Comparing the speech of both groups made possible the detection of a big difference in behavior between them. As it turns out it was noted that the type of product to be delivered and specially the job organization of these professionals have a direct impact over the behavior adopted in traffic and that this behavior is justified with the need for survival. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Transportes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trânsito urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança de trânsito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho - aspectos psicológicos | - |
Título: dc.title | Estudo exploratório das relações de trabalho como fator de influência do comportamento humano no trânsito : caso do motofrete | - |
Título: dc.title | Exploratory study of the work relations as an influence factor on human behavior in traffic : The case of the motofrete | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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