Geração da matriz origem-destino para o transporte rodoviário de carga usando o manifesto eletrônico de documentos fiscais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Alan Ricardo da-
Autor(es): dc.creatorCampos Junior, Nilo Flávio Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:08:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:08:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38180-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/900712-
Descrição: dc.descriptionOs tradicionais métodos utilizados para obtenção de matrizes O-D possuem custos elevados e métodos complexos para se executar coleta de dados, o que por vezes torna inviável sua atualização. A estimação de matrizes de Origem-Destino (O-D) é executada desde a década de 1970 a partir de pesquisas amostrais. Isso se deve à dificuldade, e em alguns casos pela indisponibilidade de dados fidedignos para sua construção. Com o avanço tecnológico, novas fontes provindas de soluções como GPS, bluetooth, smartphones, tag’s, etiquetas RFDI e bases de dados públicas, tornaram-se big data, com informações com atualizações rápidas e em tempo real, além de baixo custo de aquisição. Dessa forma, estas bases de dados secundárias estão prontas para serem utilizadas e exploradas em benefício do planejamento de transportes. Nessa esteira de evolução, os documentos fiscais eletrônicos se configuram como uma importante fonte de conhecimento, não podendo passar desapercebidos pela riqueza de informação que portam. O objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de um método para a de geração de matrizes O-D do fluxo de caminhões por meio do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e). Assim, foi possível a validação desta matriz levantada com uma matriz O-D estimada por pesquisas amostrais, no caso, a gerada pela Pesquisa Nacional de Tráfego do DNIT de 2017, verificando as magnitudes das diferenças encontradas. Os resultados mostraram que foi possível a geração da matriz O-D para as Unidades da Federação (UF) a partir dos dados do MDF-e, tendo como origem e destino o Distrito Federal (DF) e que os totais de ambas as bases são muito próximos. No entanto, os pares O-D da matriz possuem diferenças consideráveis. O problema aumenta de magnitude quando a matriz O-D é construída para os municípios brasileiros.-
Descrição: dc.descriptionThe traditional methods used to obtain O-D matrices have high costs and complex methods to perform data collection, which sometimes makes it impossible to update them. The estimation of Origin-Destination (O-D) matrices has been performed since the 70's using sample surveys. This is due to the difficulty and in some cases the unavailability of reliable data for its construction. After the technological advancement, new data sources from solutions such as GPS, Bluetooth, smartphones, tags, RFDI tags, and public databases have become big data, with fast, real-time updates and low acquisition cost. Therefore, these secondary databases are ready to be used and exploited for the benefit of transportation planning. In this evolution, the electronics invoices, already consolidated in Brazil, are reference for several other countries by their model, are source of knowledge, and cannot be unnoticed by the diversity of information they carry. This work aims to develop a methodology for generating an O-D matrix for the road freight transportation using data from the Electronic Documents (MDF-e). Thus, it was possible to validate it with an O-D matrix estimated by sample survey, in this case, that one generated by the 2017 National Traffic Survey, and then verify the magnitudes of the differences. The results showed that it was possible to generate the O-D matrix for the Federation Units (UF) in Brazil from the MDF-e data, with origin and destination in the Federal District (DF) and that the totals in both databases are very close. However, the pairs of the O-D matrix have considerable differences. The problem increases in magnitude when the O-D matrix is built for the Brazilian municipalities.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Tecnologia (FT)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Transportes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte rodoviário-
Palavras-chave: dc.subjectLogística-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte de carga-
Palavras-chave: dc.subjectFluxo de carga-
Palavras-chave: dc.subjectColeta de dados-
Palavras-chave: dc.subjectDados de pesquisa-
Título: dc.titleGeração da matriz origem-destino para o transporte rodoviário de carga usando o manifesto eletrônico de documentos fiscais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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