Identidade e prática laboral das pedagogas técnico-administrativas em educação da Universidade de Brasília

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Lívia Freitas Fonseca-
Autor(es): dc.creatorTavares, Amanda de Andrade Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:08:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:08:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38237-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/900628-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação é apresentada no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB), como requisito para obtenção do título de Mestre em Educação (Modalidade Profissional), na área de concentração Desenvolvimento Profissional e Educação. Este estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisa “Currículo: Concepções Teóricas e Práticas Educativas”, liderado pela Professora Doutora Lívia Freitas Fonseca Borges. As considerações apontadas por essa pesquisa referem-se à prática laboral das pedagogas, servidoras integrantes da carreira dos servidores técnico-administrativos em educação, na esfera pública federal. Objetivou-se identificar e refletir a respeito da natureza das atribuições desempenhadas na Universidade, seja no âmbito administrativo, seja no pedagógico e também demonstrar como se percebem profissionalmente na especificidade da Educação Superior e no seu espaço de atuação profissional; como interagem com as orientações emanadas da política pública educacional veiculadas em propostas institucionais na Universidade, tendo como referência a seguinte problemática: De que maneira se desenvolve a prática laboral das pedagogas da UnB diante dos processos formativos, das exigências curriculares e da atuação profissional? O recorte temporal desta pesquisa está situado entre os anos de 2005 a 2018, que coincide com a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia - Resolução CNE/CP 1/2006, que “Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura” e Resolução CNE/CP 2/2015, que “Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada”. O referencial teórico está assentado nos seguintes eixos teóricos: Identidade Profissional, Currículo da Pedagogia e Prática Laboral, destacando a Pedagogia em sua base histórica e social e suscitando uma reflexão a respeito da trajetória formativa desenhada pelo curso para a compreensão do modelo educacional que temos hoje e o perfil do profissional formado por ele. De acordo com os objetivos desta pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa e realizou-se um estudo de caso de caráter exploratório para tentar compreender um fenômeno ainda pouco estudado e suas especificidades. A investigação ocorreu a partir da análise dos dados bibliográficos, documental e das respostas dos questionários. Os resultados dessa análise apontaram para uma prática pedagógica ligada aos processos de orientação, gestão, planejamento e acompanhamento de atividades administrativas e pedagógicas, exigindo das pedagogas técnico-administrativas em educação (TAE) a mobilização de saberes diversos para responder às demandas laborais que, em parte, foram adquiridos no contexto da prática profissional. Como contribuição técnica da pesquisa, apresenta-se, ao final, um Plano de Formação Continuada a ser considerado pela Universidade em seu Plano Anual de Capacitação. A proposta consiste em cursos de formação continuada em serviço cujas temáticas foram ressaltadas pelas pedagogas durante a pesquisa, a partir dos desafios relatados e a serem superados, dos espaços de trabalho e das diferentes demandas e possibilidades de atuação profissional, a fim de contribuir para a valorização do cargo na carreira pública federal e na universidade.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis is to be presented to the Postgraduate Program of Faculdade de Educação (FE), from Universidade de Brasília (UnB), as a requirement to obtain the Professional Modality of the title of Master in Education, focused in the area of Professional Development and Education. This study is attached to the research group “Currículo: Concepções Teóricas e Práticas Educativas”, leaded by Professor Dr. Lívia Freitas Fonseca Borges. The issues raised and analyzed by this research refer to the work practices of the pedagogues, workers from the Carreira dos Servidores Técnico Administrativos em Educação (a technical administrative career in education), in the Brazilian Federal Public sector. It intended to identify and reflect on the nature of performed tasks in the University, whether in the administrative or pedagogical scopes, and to demonstrate how these professionals notice themselves in the specific sphere of academic education and in its professional experience context; to observe how they Interact with the public educational policy directions, transmitted in institutional propositions in the University, having as reference the following problem: How does the work practice of UnB pedagogues develop in front of the formation processes, the curricular requirements and the professional performance? The research looks at a specific period of time, from 2005 to 2018, which encompasses the approval of the National Curricular Directions to the Pedagogy course - Resolution CNE/CP 1/2006 which “Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.” (establishes National Curricular Directions to the Pedagogy Graduation degree) and Resolution CNE/CP 2/2015 which “Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.” (defines the National Curricular Directions to the starting formation in college degree and to the continued formation). The theoretical framework is based in the following topics: Professional Identity, Work Practice and Curriculum of Pedagogy, emphasizing Pedagogy in its historical and social basis and raising up a reflection about the formative path drawn in course for comprehension of the educational model that we have today and the type of professionals it molds. According with the objectives of this research, a qualitative approach was used and it was done an exploratory study case which tried to understand a phenomenon still shortly used and its particularities. The analysis was made from bibliographic and documental data, and from the answers got from the survey forms applied. The results obtained with the analysis pointed to a pedagogical practice related to the processes of guidelines, management, planning and assistance of pedagogical and administrative activities, demanding administrative techniques in education from the pedagogues, the mobilization of diverse knowledge to fulfill the work demands that were acquired with the professional practice. A technical contribution of the present research is a Plan of Continued Education is considered by the University in its Annual Training Plan. The proposal consists of in-service continuing education courses, whose themes were highlighted by the pedagogues during a research, from the related challenges and being overcome, the work spaces and the different demands and possibilities of professional performance, aiming to contribute to the qualitative assessment of the position in the federal public career as a whole and inside the university.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade profissional-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPrática laboral-
Palavras-chave: dc.subjectServiço público-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia - prática-
Palavras-chave: dc.subjectAtuação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Título: dc.titleIdentidade e prática laboral das pedagogas técnico-administrativas em educação da Universidade de Brasília-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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