Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.creator | Luz, Alana Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Anjos, Juarez José Tuchinski dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:08:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:08:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46694 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.9771/re.v11i3.48535 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-8270-3935 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-4677-5816 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/900602 | - |
Descrição: dc.description | O artigo, de caráter historiográfico, tem por objetivo investigar o financiamento e os usos da Caixa Escolar nos Jardins de Infância de Brasília entre os anos de 1960 a 1970. Em termos metodológicos, elegeu-se como fonte o jornal Correio Braziliense, disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, por meio da pesquisa com palavras-chave “caixa escolar” e “jardim de infância” a fim de delinear os contextos em que funcionaram os Jardins de Infância e as suas respectivas Caixas Escolares. Em relação ao financiamento, a pesquisa evidenciou que a Caixa Escolar era custeada tanto por eventos cuja renda era para ela revertida e nos quais a comunidade escolar tomava parte, quanto por contribuições periódicas e individuais feitas por pais de família. No que diz respeito aos usos da Caixa Escolar, foi observado que ela custeava necessidades das instituições que abarcavam aspectos como atendimento a crianças sem recursos, aquisição de materiais escolares e subsídio para compra de lanche ou merenda escolar. Numa situação polemizada pela imprensa, a Caixa Escolar também foi pensada como financiadora de uma festa de formatura em um Jardim de Infância da cidade. | - |
Descrição: dc.description | This paper has a historiographical character and is aimed at investigating the financing and uses of the School Fund in kindergartens of Brasília between the years 1960 and 1970. In methodological terms, the source was the newspaper Correio Braziliense, available in the Digital Collection of the National Library of Rio de Janeiro, through a search using the keywords “school fund” and “kindergarten”, in order to delineate the contexts in which the kindergartens and its respective school funds used to operate. Regarding financing, the research evidenced the fact that the School Fund was funded by events whose income was reverted to it and in which the school community took part, as well as by periodic and individual contributions made by parents. In relation to the uses of the School Fund, it was observed that it covered the needs of the institutions, including aspects such as care for poor children, acquisition of school materials, and subsidy for the purchase of meals or school lunches. In a controversial situation, the press argued that the School Fund was also thought to finance a graduation party in a kindergarten of the city. | - |
Descrição: dc.description | El artículo, de carácter historiográfico, tiene como objetivo investigar el financiamiento y los usos del Fondo Escolar en los jardines de infancia de Brasilia entre los años 1960 y 1970. En términos metodológicos, se eligió como fuente el periódico Correio Braziliense, disponible en la Hemeroteca Digital de la Biblioteca Nacional de Rio de Janeiro, a través de una búsqueda con las palabras clave “fondo escolar” y “jardín de infantes” con el fin de delinear los contextos en que funcionaban los Jardines de Infancia y sus respectivos Fondos Escolares. En cuanto a el financiamiento, la investigación mostró que el Fondo Escolar se financiaba tanto con eventos cuyos ingresos le eran revertidos y en los que participaba la comunidad escolar, como con aportaciones periódicas e individuales realizadas por los padres. En cuanto a los usos del Fondo Escolar, se observó que cubría necesidades de instituciones que cubrían aspectos como atención a niños sin recursos, adquisición de material escolar y subsidio para compra de merienda o almuerzo escolar. En una situación polémica en la prensa, también se pensó el Fondo Escolar para financiar una fiesta de graduación en un jardín de infancia de la ciudad. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | UFBA | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Entreideias - Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos aqui publicados são de uso gratuito, com atribuições próprias, através da licença Creative Commons CC BY, sendo obrigatório a menção da autoria e permitido que os mesmos sejam lidos, baixados, copiados, distribuídos ou impressos sem necessidade de autorização previa. Os autores são autorizados a fazerem contratos em separado do artigo aqui publicado, sempre mencionando a autoria e a primeira publicação nesta revista. Os autores autorizam a revista redistribuir esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Fonte: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/48535. Acesso em: 17 out. 2023. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caixa escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jardim de infância - Brasília (DF) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Brasil | - |
Título: dc.title | Financiamento e usos da caixa escolar nos jardins de infância de Brasília (1960-1970) | - |
Título: dc.title | Financing and uses of school fund in kindergartens of Brasília (1960-1970) | - |
Título: dc.title | Financiamiento y usos del fondo escolar en jardins de infancia de Brasilia (1960-1970) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: