Fotografia e tempo na penumbra : Francesca Woodman e a dança com fantasmas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSanz, Cláudia Linhares-
Autor(es): dc.creatorSouza, Fabiane da Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:07:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:07:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35558-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/900586-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2019.-
Descrição: dc.descriptionPoderíamos pensar a fotografia como experiência histórica? É essa a pergunta que esta pesquisa se faz ao investigar, hoje, as fotografias de Francesca Woodman. A pesquisa convida o leitor a fechar os olhos diante da grande disponibilidade de imagens da atualidade. Escolhe não ver para, então, alargar o olhar e entender as imagens como montagem complexa de espaços e tempos heterogêneos. O trabalho de Woodman é pensado como sinal de deslocamento histórico, fronteira entre modos de fotografar e estar no mundo. Trata-se de pensá-lo a partir de alguns dos elementos que estiveram presentes na constituição da própria fotografia como gesto moderno e das transformações de tais elementos na contemporaneidade: o instante e sua relação com a duração; as tensões entre realidade, ficção e o caráter fantasmal das imagens e, ainda, o retrato fotográfico e sua ruína. Visto hoje, seu trabalho evidencia o eco daquilo que a fotografia veio a ser modernamente e, simultaneamente, a reverberação de seus deslocamentos. Em cada capítulo, partindo de uma pequena série de imagens, pensamos não apenas as fotografias de Woodman, mas a própria fotografia como experiência histórica e temporal.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).-
Descrição: dc.descriptionCould we think of photography as an historical experience? That is the question this work asks itself when looking at the photographs of Francesca Woodman today. The research invites the reader to close his eyes before the huge availability of images at present time. It chooses not to see and then widens the gaze and understands the images as a complex montage of heterogeneous spaces and times. Woodman’s work is thought of as a sign of historical displacement, a frontier between ways of photographing and being in the world. The research regards her photos in the light of some of the elements that were present in the constitution of photography itself as a modern gesture; in the light of the transformations of such elements in contemporaneity: the instant and how it relates to duration; the tensions between reality, fiction and the ghostly character of images; the photographic portrait and its ruin. From today’s perspective, her work stands as evidence of the echo of what photography came to be modernly, and simultaneously the reverberation of its displacements. In each chapter, by looking at a small series of images, we think not only of Woodman’s photographs, but also of photography itself as a historical and temporal experience.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Comunicação (FAC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectWoodman, Francesca, 1958-1981 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Título: dc.titleFotografia e tempo na penumbra : Francesca Woodman e a dança com fantasmas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.