Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Reis, Maria da Glória Magalhães dos | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Francis Aragão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:07:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:07:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/15161 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/900461 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo apresenta as experiências e as reflexões de um grupo de aprendizes pré-adolescentes, no segundo semestre do ciclo juvenil, de ensino do espanhol como LE, em um Centro Interescolar de Línguas, da Secretaria de Educação do Distrito Federal, totalizando dez sessões, nas quais foram aplicadas atividades lúdicas com a finalidade de promover o engajamento e a interação dos alunos na língua-alvo para o desenvolvimento da competência comunicativa. Alicerçado nas teorias de linguagem e do desenvolvimento de Bakhtin (1997, 2006) e Vygotsky (1998, 2003); da competência comunicativa de Almeida Filho (2002, 2005), Widdowson (2005); da interação de Barbirato (2005); Cantero (2008); das variáveis afetivas de Arnold e Brown; Mastrella-de-Andrade (2012); do lúdico de Almeida (2009); Elkonin (2009); Huizinga (2010); dos jogos cooperativos de Orlink (1978); da aprendizagem colaborativa e cooperativa de Figueiredo (2006). Investigou-se o uso do lúdico como propiciador da interação comunicativa entre os pares e como facilitador da aprendizagem significativa; adotando-se uma visão de língua para o uso na interação e tendo a teoria basilar de Barbier (2007) sobre a Pesquisa-Ação, que norteou toda a investigação, através da reflexão constante dos implicados nesta pesquisa. Essa pesquisa sugere que o lúdico como atividade significativa favorece o processo de ensino-aprendizagem, ao contribuir que o aluno pré-adolescente faça uso da língua-alvo de forma engajada e socialmente relevante. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This work presents the experiences and reflections of a group of teenager students, learning Spanish as a second language, in a Languages of Centre the Secretary of Education of Distrito Federal (Brasília – Brazil), in a sum of ten sessions, in which a few playful activities were applied in order to stimulate participation, students’ interaction in that language and the development of communicative competences. Built up of theories of language and development such as Bakhtin’s (1997, 2006) and Vygotsky’s (1998, 2003); of communicative competence by Almeida Filho (2002, 2005), Widdowson (2005); of interaction by Barbirado (2005), Cantero (2005); of affective elements by Arnold and Brown (2000), Mastrella; of the playful by Almeida (2009); Elkonin (2009), Huizinga (2010); of cooperative games by Orlink (1978); of collaborative and cooperative learning by Figueiredo (2006). We have investigated the usage of the playful as a mean of interaction and as enabler of learning; adopting a vision of language for usage in factual interactions and assuming the fundamental theory of Barbier (2007) on the Research-Action, which has guided this whole work, through the steady reflection of the factors in this research. Using the games, the students have been encouraged to work collectively in a few groups, in order to negotiate and establish consent, or not. In this sense, the playful activities contributed to their natural communication. This research suggests that the playful, as a meaningful activity, favors the teaching and learning process contributing to the pre-teen student to make good use of the target language in an engaging and socially relevant way. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência comunicativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interlíngua (Aprendizagem de línguas) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reflexão (Filosofia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa-ação em educação | - |
Título: dc.title | Há algo em jogo nesse jogo : o uso do lúdico como atividade significativa na interação comunicativa no ensino-aprendizagem do espanhol como le no ciclo juvenil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: