Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ancona Lopez, André Porto | - |
Autor(es): dc.creator | Ávila, Rodrigo Fortes de | - |
Autor(es): dc.creator | Mello, Rosamaria Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Thays Rodrigues dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:07:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:07:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12895 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/900445 | - |
Descrição: dc.description | Os conceitos da Diplomática vêm sendo revisitados e apresentam uma nova configuração dentro do debate contemporâneo das tecnologias de informação e comunicação (TICs), porém continuam a ser tratados de maneira tradicional no universo do ensino de Arquivologia. O artigo busca mostrar uma tentativa de transformação do paradigma tradicional a partir da modificação de uma disciplina através da construção de uma ferramenta de ensino que tem como base os elementos da comunicação 2.0 e a novas TICs. A disciplina Diplomática e Tipologia Documental (DTD), ministrada na Universidade de Brasília (UnB), iniciou, no 1º semestre de 2009, o uso de blogs como um mecanismo de interação professor–aluno e aluno-aluno. O corpo discente tem a oportunidade de postar em seus blogs os trabalhos feitos em sala ou fora dela, além de comentar os trabalhos dos outros grupos e discutir sobre os mais variados temas relacionados com a Arquivologia e sua aplicabilidade a diversas áreas, analisando filmes e reportagens atuais sob a ótica da Diplomática, aproximando a disciplina ao dia-a-dia dos alunos. Os blogs permitem a quebra das fronteiras físicas, ampliando o ambiente de discussão, no qual os alunos podem opinar, discordar, relatar experiências e ter acesso a outras fontes de pesquisa, construindo conhecimento em rede. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The concepts of Diplomatics are been reviewed and present a new configuration on the contemporaneous debate about the information and communication technologies (ICT), but remain to be treated on a traditional manner on the Archival Science teaching universe. The article seeks to show an effort of transformation of the traditional paradigm from the renovation of a discipline through the construction of a teaching tool based on the elements of the communication 2.0 and the new ICT. The discipline Diplomatics and Documentary Typology (DDT), delivered on the University of Brasília (UnB), started, on the 1st semester of 2009, the blog use as a mechanism of teacher-student and studentstudent interaction. The undergraduate body has the opportunity to post on their blogs the works made into the classroom or outside it, and also to comment other groups works and to discuss various issues related with Archival Science and its appliance to diverse areas, by analyzing films and daily news with a focus, which approaches the discipline to the students day-by-day. The blogs allow the breaking of physical boundaries, broaden the environment of discussion, in which the students can opine, disagree, relate experiences and have access to other sources of research, constituting net knowledge. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil (CC BY-NC-ND 3.0 BR)). Fonte: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/index. Acesso em: 24 abr. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diplomática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blogs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquivologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes de relações sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino (Superior) | - |
Título: dc.title | Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia documental : uma estratégia didática para construção de conhecimento | - |
Título: dc.title | Blogs as a tool for teaching-learning Diplomatics and Documentary Typology : teaching strategy for construction of Knowledge | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: