Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Medino, Ary Vasconcelos | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Iuri de Souza Simões | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:07:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:07:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-07-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19008 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/900392 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2015. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma visão diferenciada sobre o Ensino da Matemática Financeira na Educação Básica, tendo como objetivo fazer com que o aluno seja capaz de aplicar o conhecimento em seu cotidiano de forma consciente e crítica. Para isso, são utilizados os conteúdos de razão, proporção, progressões aritméticas e geométricas, funções afim, exponencial e logarítmicas, reveladas como aplicações eficazes para a resolução de problemas, uma abordagem pouco usada no ensino regular. Além disso, sugere a inclusão do tema empréstimos e financiamentos, algo que pode contribuir de maneira relevante na vida prática dos alunos. | - |
Descrição: dc.description | This work proposes a different view on teaching Financial Mathematics in the High School and Elementary School. It has as goal to make that students be able to apply this knowledge in their daily lives in a consciously and critical way. For this purpose, we use the concepts of ratio, proportion, arithmetic sequence, geometric sequence, affine function, exponential and logarithmic function. This approach is rarely used in High School and Elementary School and shows effective applications in problem solving. It also suggests the inclusion of the topics Loans and Financing in this level of education and this can contribute in a significant way in the practical life of the students. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Exatas (IE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Matemática (IE MAT) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empréstimos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financiamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Matemática financeira na educação básica : um novo olhar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: