Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernández Méndez, Maria Del Rosario Tatiana | - |
Autor(es): dc.creator | Ruas, Elaine Antunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:07:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:07:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40749 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/900286 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020. | - |
Descrição: dc.description | Esta investigação articula as histórias de vida da autora com a experiência vivenciada no espaço da educação não formal desenvolvido no âmbito do Gran’ Circo Lar, no qual compôs, por meio da edificação de uma Pedagogia Cultural, estratégias de formação de meninas e meninos de rua, ancoradas nos saberes, valores e fazeres relacionados à cultura circense. Para tanto, foram exploradas memórias sociais e afetivas da autora e dos participantes da pesquisa constituídos pela comunidade de artistas e educadores, bem como pela entrevista de um dos ex-estudantes da Escola de Circo de Meninas e Meninos de Rua do Gran’ Circo Lar. Além disso, foram considerados aspectos relacionados ao engajamento político, às rotinas, às atividades desenvolvidas e seus aportes teóricos, aos valores compartilhados, aos saberes inerentes às práticas pedagógicas, às experiências estéticas vivenciadas e às expectativas e projeções que o projeto do Gran’ Circo Lar proporcionaram na vida dos envolvidos de modo a gerar significado para as experiências futuras, assim como resultou em contribuições para pensar a relação entre cultura e educação; e os seus efeitos na consolidação de novas orientações pedagógicas assentadas na Pedagogia Cultural como forma de ressignificar não só a educação não formal, mas também a educação formal. Pondera-se que a pesquisa teve como horizonte o plano das artes enquanto visualidades em um cenário que envolveu a noção ampla de pedagogia cultural, portanto, o estudo não se restringiu a perspectiva puramente da retina ou, em outros termos, da cultura visual. O viés metodológico é marcado pela pesquisa narrativa, na qual se movimenta com recursos de autonarrativas entrecruzadas com fragmentos de memória social e afetiva dos participantes da pesquisa, em que a A/r/tografia permeia a construção da dissertação. A pesquisa aponta que o trabalho pedagógico desenvolvido no Gran’ Circo Lar se constituiu como uma Pedagogia Cultural capaz de contribuir para a transformação das realidades das meninas e meninos de rua que participavam desse projeto, no qual articulava a arte circense com as inovações pedagógicas inspiradas em Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido) e Augusto Boal (Teatro do Oprimido). | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | This investigation articulates the author's life stories with the experience lived in the space of non- formal education developed within the scope of Gran’ Circo Lar, in which, through the construction of cultural pedagogy, she composed strategies for the training of street girls and boys, anchored in the knowledge, values and actions related to circus culture. To this end, social and affective memories of the author and the research participants constituted by the community of artists and educators were explored, as well as by the interview of one of the former students of the Escola de Circo de Meninas e Meninos de Rua do Gran’ Circo Lar. In addition, aspects related to political engagement, routines, activities developed and their theoretical contributions, shared values, knowledge inherent to pedagogical practices, aesthetic experiences and expectations and projections that the Gran’ Circo Lar project were considered provided in the lives of those involved in order to generate meaning for future experiences, as well as resulting in contributions to think about the relationship between culture and education; and its effects on the consolidation of new pedagogical orientations based on cultural pedagogy as a way to resignify not only non-formal education, but also formal education. It is considered that the research had as its horizon the plan of the arts as visualities in a scenario that involved the broad notion of cultural pedagogy, therefore, the study was not restricted to the purely retinal perspective or, in other words, of visual culture. The methodological bias is marked by narrative research, in which it moves with resources of life history and autobiography intertwined with fragments of social and affective memory of the research participants, in which a/r/tography permeates the construction of the dissertation. The research points out that the pedagogical work developed at Gran’ Circo Lar was constituted as a cultural pedagogy capable of contributing to the transformation of the realities of street girls and boys who participated in this project, in which it articulated circus art with pedagogical innovations inspired by Paulo Freire (Pedagogy of the Oppressed) and Augusto Boal (Theater of the Oppressed). | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas de circo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro do Oprimido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia do oprimido | - |
Título: dc.title | Práticas pedagógicas das artes na escola de circo de meninas e meninos de rua do Gran` Circo Lar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: