Fatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo em escolas públicas do Distrito Federal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJesus, Girlene Ribeiro de-
Autor(es): dc.creatorVilela, Alessandra de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:07:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:07:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47104-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/900264-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do mestrado profissional em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, tendo como objetivo analisar quais fatores de qualidade podem repercutir na formação do leitor e nos resultados do Saeb. A pesquisa utilizou o método qualitativo. Foi realizada uma análise do Projeto Político Pedagógico e entrevista semiestruturada com dois diretores e professores do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental de duas escolas selecionadas com maior e menor Ideb. Foram analisados, também, dados do Saeb disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e houve, ainda, o registro de imagens das bibliotecas das escolas públicas dos anos iniciais. Os dados das entrevistas foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados encontrados indicaram que o caráter multifatorial para a construção do leitor requer o envolvimento de todos os atores com políticas públicas voltadas para a educação eficaz, promovendo, assim, a universalização das bibliotecas, a formação do professor com ênfase na alfabetização e na leitura, além do investimento no letramento na educação infantil. Juntamente com o empenho das famílias e dos gestores, tudo indica que a educação brasileira produzirá melhores resultados. Conclui-se que a pesquisa realizada possibilitou a compreensão dos fatores relacionados à leitura que podem repercutir no desempenho dos estudantes em avaliações externas em larga escala, como o Saeb.-
Descrição: dc.descriptionThis research was developed in the field of the professional Master’s Degree in Education, from the College of Education of the University of Brasília. Analyzing which quality factors can reverberate on the formation of readers and the results of Saeb was the goal of this research. The assignment used the qualitative method. An analysis of the Pedagogical Political Program and semi-structured interviews with two principals and teachers from the third and fourth year of the Elementary School from two selected schools with the greatest and the lowest Ideb.were made. Also, data from Saeb, available by the National Institute of Educational Research and Studies Anísio Teixeira, was analyzed and there was even the recording of pictures from the schools’ libraries in the initial years. The interview data were analyzed through the Content Analysis. The results found indicate that the multi-factorial character for the formation of readers demands the involvement of all the actors with public policies towards an effective education, promoting, this way, the universalization of libraries, the formation of teachers emphasizing the literacy and reading, besides the investment on the literacy in child education. Along the families’ and school managers’ effort, it all indicates that the Brazilian education will produce better results. As a conclusion, the carried-out study enabled to understand the factors related to reading, which can reverberate on the students’ development in big-scaled and external assessments, such as Saeb.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Distrito Federal (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)-
Título: dc.titleFatores de qualidade para a formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo em escolas públicas do Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.