Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mateus, Elaine | - |
Autor(es): dc.creator | Resende, Viviane de Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:06:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:06:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29916 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1509-1 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/900075 | - |
Descrição: dc.description | Estudos críticos do discurso têm se consolidado como instrumento importante no campo da crítica explanatória de práticas sociais. Este artigo propõe uma reflexão epistemológica em torno do diálogo transdisciplinar entre o Realismo Crítico – abordagem filosófica do funcionamento da sociedade proposta por Roy Bhaskar – e a Análise de Discurso Crítica na versão de Norman Fairclough – abordagem teórica do funcionamento social da linguagem e dispositivo metodológico para análise situada de textos, e, mais especificamente, aborda a relação entre estrutura, prática e ação social, tomando o sistema posição-prática como argumento epistemológico. A discussão teórica decorre de dois estudos situados: um que trata de posições híbridas e tensões entre posições objetivas previamente existentes e sua ocupação subjetiva no contexto de um movimento social; outro que trata de posições flutuantes em contexto de formação de professores/as de inglês, conforme texturizadas em subprojetos institucionais. O texto explora implicações da categoria sistema posição-prática no campo teórico, epistemológico e metodológico, e reitera o enquadre teórico de agência situada. | - |
Descrição: dc.description | Critical discourse studies are acknowledged as an important scientific movement within the field of explanatory critique of social practices. This essay proposes epistemological considerations by means of a transdisciplinar dialogue between Critical Realism as a philosophical approach to the functioning of society proposed by Roy Bhaskar, and Critical Discourse Analysis – a theoretical approach to the social functioning of language and methodological tool to the situated analysis of texts. More specifically, the text explores the relation between social structures, practices and events, taking the position-practice system as an epistemological argument. The discussion is illustrated with two situated studies: one dealing with hybrid positions and tensions between pre-existent objective positions and their subjective occupations within a social movement; the other dealing with fluctuant positions in ELT education practices, as textured in institutional projects. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-57942015000300445&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 22 mar. 2018. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ativismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia | - |
Título: dc.title | O sistema posição-prática como categoria epistemológica : contribuições para análise de discurso crítica | - |
Título: dc.title | The practice-position system as epistemological category : contributions to critical discourse analysis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: