Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Klein, Stefan Fornos | - |
Autor(es): dc.creator | Palmeira, Andressa Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:06:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:06:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49026 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/900060 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação de mestrado investigou as dinâmicas de reconhecimento existentes entre pós-graduandas na sociologia, voltando-se especificamente a programas avaliados como de excelência. O campo acadêmico se apresenta como ambiente historicamente construído a partir de bases masculinas e embranquecidas, o que dificulta a inserção e ascensão das mulheres e pessoas negras neste espaço. Apesar de maioria na graduação, elas ainda não são expressivamente presentes na pós-graduação e, sobretudo, no topo da carreira acadêmica. Considerando os diferentes cruzamentos de categorias e seus efeitos nas experiências, esta pesquisa buscou avaliar as trajetórias no processo de luta por reconhecimento articulada às discussões referentes a gênero e raça na academia. Os procedimentos metodológicos aliaram uma primeira incursão a respeito dos programas de pós-graduação selecionados, um questionário online com estudantes desses programas, além de entrevistas individuais e em profundidade com seis mulheres escolhidas dentre o último grupo mencionado. A dissertação está dividida em três capítulos e sua estrutura de raciocínio se fundamenta nas três fases do reconhecimento para Axel Honneth, incluindo considerações críticas a respeito de seu trabalho, notadamente levando em conta a perspectiva de Nancy Fraser sobre a redistribuição. O primeiro capítulo expõe a literatura que fundamenta a investigação, bem como a metodologia empregada. O segundo capítulo se atenta às fases do reconhecimento pelo amor e pelo direito, integrando os dados coletados no questionário e nos relatos das entrevistadas. O terceiro capítulo, finalmente, segue a disposição do segundo, mas aprofunda o debate especificamente voltado à terceira fase do reconhecimento, a qual se dá maior destaque: a da solidariedade. Constatei que todas as mulheres, com suas trajetórias caracterizadas interseccionalmente, experienciaram a academia de formas diferentes, mas apresentando diversas sobreposições relevantes em seus relatos. Elas pontuaram as dificuldades de inserção e ascensão no meio, marcadas pela discriminação racial e de gênero. Percebem que a academia não foi pensada para que elas a ocupassem e, a partir das características de sua condição como efetivas ocupantes de um espaço, mas sem terem participado da criação de seus códigos, considero que é pertinente interpretar essa relação como a do status de outsiders within, baseada na conceituação de Patricia Hill Collins. Essa sensação de não pertencimento culmina no não reconhecimento, que não se compensa nas medidas que vêm sendo adotadas para a inclusão de mulheres e pessoas negras nesses espaços, apesar de muito importantes. Também notei a importância de figuras femininas de referência para o incentivo à continuidade dos estudos e para a construção de uma realidade que transforme a lógica da produção de conhecimento. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | This master thesis investigated the dynamics of recognition that exist among graduate students in sociology, specifically in programs that are considered of excellence. The academic field was historically built in a masculine and whitened foundation, which makes it harder for women and black people to insert themselves and rise in this career. Despite being the majority in undergraduate courses, women are still less present in graduate courses, as well as at the top of the academic career. Considering the different intersections of categories and their effects on experiences, this research sought to evaluate the trajectories in the struggle for recognition, articulated with discussions regarding gender and race in the academy. The methodological procedures combined a first overview of the selected graduate programs, an online questionnaire with students from these programs, as well as individual and in-depth interviews with six women chosen from the last group. The thesis is divided into three chapters and its structure is based on the three phases of recognition for Axel Honneth, including critical considerations about his work, notably taking into account Nancy Fraser’s perspective on redistribution. The first chapter presents the references that underlie the investigation, as well as the methodology. The second chapter pays attention to the recognition phases named love and respect, integrating the data collected in the questionnaire and in the interviews. Finally, the third chapter follows the disposition of the second one, but deepens the debate focusing on the third and most prominent phase of recognition for this work: social esteem. I found that all the women, with their trajectories intersectionally characterized, experienced the academy in different ways, but with several relevant overlaps in their narratives. They pointed out the difficulties of insertion and ascension in the academic field, stressed by racial and gender discrimination. They understand that the academy was not designed for them to occupy it and, considering the characteristics of their condition as effective occupants of a space with no saying in the creation of their codes, I find it relevant to interpret their status as outsiders within, based on the concept designed by Patricia Hill Collins. This feeling of not belonging culminates in non-recognition, which is not compensated for in the measures that have been adopted for the inclusion of women and black people in these spaces, although they are very important. I also noticed the importance of female reference figures for encouraging the continuity of studies, and for building a reality that transforms the logic of knowledge production. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-graduação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questões de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questões raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidade | - |
Título: dc.title | Impenetrabilidade acadêmica e as dinãmicas de reconhecimento das mulheres cientistas : dois corpos podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: