Ensino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental : uma experiência de observação sensível

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSteinke, Ercília Torres-
Autor(es): dc.creatorLopes, Vanessa Cristina Vasconcelos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:06:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:06:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41354-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/900022-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2021.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve por objetivo analisar se a atividade de observação sensível é potencialmente significativa, para que os alunos compreendam a noção de tempo meteorológico, sem usar o recurso da memorização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. As principais referências utilizadas foram as de Fialho (2002), Malysz (2005), Moreira e Masini (2009), Cavalcanti (2017) e Steinke e Fialho (2017). Para a realização da coleta de dados, foram selecionadas dez turmas do 9o ano do Ensino Fundamental, divididas em dois grupos (A e B), totalizando 82 alunos participantes. As intervenções nos dois grupos foram diferentes, sendo que a do grupo A se deu por meio de uma sequência didática com atividades de observação sensível do tempo. Já o grupo B, participou de aulas expositivas tradicionais, avaliando-se o grau de conhecimento adquirido, posteriormente. Devido o contexto da pandemia da Covid-19, o desenvolvimento das atividades e a coleta de dados ocorreram totalmente em ambiente virtual, no período de outubro a novembro de 2020. Comparando-se os resultados das diferentes estratégias utilizadas, verificou-se que os alunos do grupo A desconstruíram conceitos equivocados, foram sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem, desenvolveram a responsabilidade e autonomia nos estudos, e alcançaram melhor rendimento escolar na disciplina de Geografia. Portanto, houve aprendizagem significativa. Enquanto isso, os alunos do grupo B persistiram na memorização das informações, e na visão descritiva dos fenômenos naturais, reforçados pelas aulas meramente expositivas.-
Descrição: dc.descriptionCiência e Tecnologia por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to verify if the sensitive observation is potentially meaningful, so the students understand the notion of weather without using the memorization resources. This is a qualitative research, field research type. The main references are Fialho (2002), Malysz (2005), Moreira e Masini (2009), Cavalcanti (2017) and Steinke and Fialho (2017). A total of 82 students ten classes of the 9th grade of elementary School, divided in two groups (A and B), were selected for the data collection. Interventions in both groups were different, in A group it occurred through a didactic sequence with weather sensitive observation activities. In B group, through expository lectures, evaluating the achieved knowledge posteriorly. Due to the context of the Covid-19 pandemic, the development of activities and data collection took place entirely in a virtual environment, from October to November 2020. Comparing the results of the different strategies applied, it was verified that the A group students deconstructed misconceptions, were active subjects in the teaching-learning process, developed responsibility and autonomy in their studies, and achieved a better school performance on the geography discipline. Therefore, meaningful learning has occurred. Meanwhile, the B group students persisted in memorizing the information, the descriptive view of natural phenomena remained, reinforced by the merely expository lectures.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Geografia (ICH GEA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Geografia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectObservação sensível-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectClima e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia escolar-
Título: dc.titleEnsino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental : uma experiência de observação sensível-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.