Predisposição à mudança e inovação em serviços de software no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Tomás de Aquino-
Autor(es): dc.contributorPhilippe, Jean-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Marina Figueiredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:06:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:06:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14656-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899909-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2013.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investigou a aceitação de alterações nas características de um serviço, por parte do prestador, e seus efeitos sobre a geração de inovações em serviços de software. Esta problemática foi operacionalizada sobre a forma do construto Predisposição à Mudança em Serviços – PMS –, para o qual se desenvolveu levantamento de suas dimensões explicativas com a realização de entrevistas semiestruturadas junto a especialistas em serviços de software em dez cidades brasileiras. Sete dimensões foram associadas ao construto e deram origem a uma escala de medida para a PMS, que foi submetida junto a uma escala para a medida de Inovação em Serviços – IS – em 351 empresas brasileiras desenvolvedoras de serviços de software. A escala da PMS foi submetida a validações semântica, por especialistas e à validação fatorial com aplicação de uma Análise de Modelagem de Equação Estrutural Exploratória aos dados obtidos com a aplicação das escalas à amostra de empresas. Utilizou-se o teste de Regressão Linear para explorar a relação entre a PMS e a IS. Os resultados apontam a relação não significativa para os testes de Regressão Linear entre os construtos. Entendeu-se que a análise examinou a existência de relação direta entre os construtos, o que não se confirmou, mas não testou a existência de relações indiretas. Portanto, entende-se que possam existir fenômenos ou processos intermediários entre a Mudança e a Inovação em Serviços ainda não mapeados. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis study investigated the acceptance of changes in the characteristics of a service by the provider, and its effects on the generation of innovations in software services. This problem was operationalized in the form of the construct Willingness to Change in Services - WCS, for which it was developed an enquiry of its explanatory dimensions, with the completion of semi-structured interviews with experts in software services in ten brazilian cities. Seven dimensions were associated to the construct and gave rise to a measurement scale for WCS, which was submitted along with a scale to measure innovation in services in 351 Brazilian companies that develop software services. The scale of WCS underwent semantic validation by experts and factorial, latter performed with the application of an Analysis of Exploratory Structural Equations Modeling of the data obtained with the application of the scales in the sample companies. A Linear Regression test was performed in order to explore the relation between WCS and SI. The results show no significant relation within the Linear Regression tests performed between the constructs. It was understood that the analysis examined the relation between the constructs, which was not confirmed, but it did not test the existence of nonlinear relations. Therefore, it is understood that there might be intermediate phenomena or processes between change and innovation in services yet to be mapped.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Administração (FACE ADM)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Administração-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectServiços ao cliente-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectInovações tecnológicas-
Título: dc.titlePredisposição à mudança e inovação em serviços de software no Brasil-
Título: dc.titlePrédisposition au changement et innovation dans les services de logiciels au Brésil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.