Neuroarte : interface ciberartística baseada em tecnologia eletroencefalográfica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouto, Virgínia Tiradentes-
Autor(es): dc.creatorMenezes, Marx-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:06:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:06:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17281-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2014.10.D.17281-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899854-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014.-
Descrição: dc.descriptionOs avanços alcançados na área da neurociência nos levam a visualizar possibilidades criativas de desenvolvimento de sistemas baseados em Interface Cérebro Máquina (ICM). Utilizando técnicas de processamento de sinais e reconhecimento de padrões é possível extrair informações importantes dos sinais emitidos por um processo de eletroencefalografia. De caráter teórico-prático, esta pesquisa estuda e analisa os sinais cerebrais capturados por meio de um aparelho comercial de eletroencefalograma (EEG) para embasar o desenvolvimento de uma ICM gráfica capaz de possibilitar que o usuário interaja com imagens e sons por meio de seus sinais neurais. O foco deste estudo está, portanto, na experiência do usuário pela experimentação do processo interativo. Para isso, foram analisados os tipos de ICMs existentes, desde as suas tecnologias antecessoras até as atualmente disponíveis no mercado. Também, foram estudados os tipos de sinais neurais mais utilizados nessas interfaces. Para o entendimento da poética envolvida neste processo, foram analisadas obras de artistas nacionais e internacionais que utilizam dispositivos tecnológicos midiáticos. Estes estudos foram a base para a construção das ICMs criadas, indicando pré-requisitos, poéticas e parâmetros para o seu desenvolvimento, tendo como principal ferramenta o aparelho de EEG MindWave. Foram realizadas investigações e análises reflexivas quanto aos níveis de interatividade propiciados aos usuános, sob a perspectiva de concentração e relaxamento do usuário. A pintura Mona Lisa de Leonardo DaVinci foi utilizada para compor os processos de construção das duas ICMs criadas. O resultado desta interação é a formação de padrões visuais e sonoros, atribuindo-lhes novas concepções, movimentos e sensações, em um contexto poético. Por fim, são discutidos os resultados obtidos, e indicados futuros desdobramentos deste estudo. Desta forma, espera-se que esta pesquisa possa auxiliar no debate de conceitos e conhecimentos sobre arte digital.-
Descrição: dc.descriptionThe advances made in neuroscience lead us to see creative possibilities for developing systems based on Brain Machine Interface (BCI). Using techniques of signal processing and pattern recognition is possible to extract important information from signals emitted by a process of electroencephalography. Character of theoretical and practical, this research studies and analyzes brain signals captured by a commercial apparatus electroencephalogram (EEG) to support the development of a graphical ICM able to enable the user to interact with images and sounds through their signs neural. The focus of this study is therefore in the expenence of the user trial by the interactive process. For this, the existing types of ICMs were analyzed from its predecessors to the technologies currently available on the market. Types of neural signals most commonly used in these interfaces were also studied. To understand the poetics involved in this process, works of national and intemational media artists who use technological devices were analyzed. These studies were the basis for the construction of ICMs created, indicating prerequisites, poetic and parameters for its development, having as main tool the MindWave EEG apparatus. Investigations and reflexive analysis for leveis of interactivity to be provided to users, from the perspective of user concentration and relaxation were performed. The Mona Lisa painting by Leonardo DaVinci was used to compose the processes of construction of the two ICMs created. The result of this interaction is the formation of visual and sound pattems, giving them new ideas, movements and sensations in a poetic context. Finally, we discuss the results and future developments of this study indicated. Thus, it is expected that this research will assist in the discussion of concepts and knowledge about digital.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectArte e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectNeurociências-
Palavras-chave: dc.subjectEletroencefalografia-
Palavras-chave: dc.subjectArte interativa-
Título: dc.titleNeuroarte : interface ciberartística baseada em tecnologia eletroencefalográfica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.