Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cabello, Andrea Felippe | - |
Autor(es): dc.creator | Imbroisi, Denise | - |
Autor(es): dc.creator | Falqueto, Júnia Maria Zandonade | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Guilherme Viana | - |
Autor(es): dc.creator | Arruda, June Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:06:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:06:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36459 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000300005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0003-1489-0676 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0001-5747-5806 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0003-0074-941X | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0001-8811-0105 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0003-2453-9927 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899849 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo analisa a classificação de instituições brasileiras de ensino superior em dois dos principais rankings internacionais de universidades: o QS World University Ranking e o The Times Higher Education (THE). Para isso, foram avaliadas as restrições metodológicas e como essas restrições afetaram a classificação das universidades do país nesses rankings. Entre 2016 e 2019, 38 brasileiras foram classificadas no QS e no THE, em sua versão global. Devido a restrições metodológicas, a classificação das instituições brasileiras assumiu a característica de patamares, variando de 3 a 5 patamares. Denota-se que a classificação de uma instituição em um patamar mais alto depende de sua proximidade com um mercado de trabalho dinâmico e um orçamento maior, indicando a dificuldade dos rankings de diferenciar de fato qualidade além dessas duas dimensões. | - |
Descrição: dc.description | This paper analyzes the classification of Brazilian Universities and Higher Education Institutions in two of the main International University Rankings: QS World University Ranking and Times Higher Education (THE). We analyzed the methodological restrictions and how they affected the ranking of Brazilian Higher Education Institutions. Between 2016 and 2019, 38 Brazilian institutions were classified on QS and THE rankings in their global versions. Due to their methodological restrictions, this classification assumed a plateau patter, varying between 3 and 5 levels. The classification of an institution in a higher position seemed to depend to its proximity to a dynamic job market and larger budget, suggesting a bias towards these variables. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Administração (FACE ADM) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade (Educação) | - |
Título: dc.title | Rankings universitários internacionais : evidências de vieses geográficas e orçamentárias para intuições brasileiras | - |
Título: dc.title | Global university rankings : evidences of geographic and budgetary biases for Brazilian public institutions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: