Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sêga, Christina Maria Pedrazza | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Marcos Ramon Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:05:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:05:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/17519 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2014.10.T.17519 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899760 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2014. | - |
Descrição: dc.description | Esta tese analisa o fenômeno da colaboração online em sua conexão com a Comunicação, considerando as relações entre a cibercultura e a complexidade. Entendemos como contribuições importantes desta pesquisa a análise da colaboração online - tema ainda pouco explorado no contexto acadêmico - assim como a discussão deste tema a partir da complexidade, que consideramos uma perspectiva rica em possibilidades dentro do campo da Comunicação. Investigamos os conceitos de cultura, considerando também a cultura de massa como um processo necessário para entendermos não só a colaboração online no contexto da cibercultura, mas boa parte das relações sociais da contemporaneidade. A partir disto passamos à análise da cibercultura, principalmente a partir de sua conexão com as transformações decorrentes da tecnologia digital. A cultura digital é, então, investigada a partir da complexidade, entendendo esta como uma perspectiva teórica e metodológica que nos proporciona a compreensão da colaboração nos ambientes online. Apresentamos indicadores da colaboração antes e a partir da tecnologia digital, analisando suas peculiaridades e circunstâncias. Como perspectiva metodológica utilizamos tanto a revisão bibliográfica como a observação dos fenômenos colaborativos online, a partir dos quais nos debruçamos para analisar as características e consequências dos projetos colaborativos na internet. A perspectiva do pensamento complexo foi importante também na forma como construímos nossa metodologia, onde mantivemos nosso foco em um processo reflexivo de análise. Consideramos o fenômeno da colaboração online a partir das características da ideologia da “cultura livre” e do open source, além da análise de ferramentas colaborativas (sendo a Wikipédia o principal exemplo utilizado por conta do seu sistema de colaboração para a produção de conhecimento de forma coletiva), considerando suas possibilidades e limitações. | - |
Descrição: dc.description | This thesis examines the phenomenon of mass collaboration in its connection with Communication, considering the relations between cyberculture and complexity. We understand how important contributions of this study, the analysis of mass collaboration - topic not yet explored in the academic context - such as the discussion of this topic from complexity, we consider a rich perspective on possibilities within the field of Communications. We investigate the concepts of culture, also considering mass culture as a necessary process to understand not only the mass collaboration in the context of cyberspace, but much of the social relations of contemporaneity. From this we pass to the analysis of cyberculture, mostly from its connection with changes resulting from the digital technology. Digital culture is then investigated from complexity, understanding this as a theoretical and methodological perspective that gives us an understanding of collaboration in online environments. We show indicators of collaboration before and from digital technology, analyzing its peculiarities and circumstances. As a methodological perspective used both literature review and observation of online collaborative phenomena, from which we concentrate to analyze the characteristics and consequences of collaborative projects on the Internet. The approach based on complexity was also important in how we build our methodology, where we kept our focus on a reflective analysis process. We consider the phenomenon of mass collaboration from the characteristics of the ideology of "free culture" and open source, and analysis of collaborative tools (Wikipedia is the primary example used because of its collaboration system for the production of knowledge collectively) considering its possibilities and limitations. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Comunicação (FAC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colaboração online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Groupware (Software) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação e cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wikipédia | - |
Título: dc.title | Cultura, complexidade e colaboração online : uma visão da Comunicação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: