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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Santos, Larissa Medeiros Marinho dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:05:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:05:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26503 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000100008 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899745 | - |
Descrição: dc.description | O momento da escolha profissional é visto como essencial na percepção do adolescente, da família e da sociedade. Por ser considerado um momento importante o adolescente sente necessidade de ter apoio da família e dos pares durante o período de escolha. O objetivo deste estudo foi verificar as percepções dos adolescentes quanto à influência da família e de terceiros na escolha profissional. Participaram 16 ex-orientandos de um programa de orientação profissional de uma universidade pública federal, cinco (5) do sexo masculino e onze (11) do sexo feminino, com idades variando entre 16 e 18 anos. Foram realizadas duas entrevistas abertas. Os dados foram analisados a partir da Epistemologia Qualitativa proporta por González-Rey (1997), com a retirada de indicadores e a construção de zonas de sentido a partir do discurso dos adolescentes. Os indicadores na primeira entrevista sugeriram a influência dos pais e na segunda entrevista, a influência dos pares. | - |
Descrição: dc.description | The vocational choice is seem as essential in the adolescent's, in their family's, and the society's perceptions. In fact the adolescent feels a need to have suport from his family and peers during this moment. This study had the intention to verify the adolescent's perception about their families' and friends' influency in their career choice. The sample was composite by 16 adolescents who had looked for a guid program in a Public University, five (5) males and eleven (11) femals, ages betwen 16 to 18 years. The procedure of the research involved two open interviews. The work was based in the formulation of Fernando González-Rey (1997) in its struture and analyses. Parent's influency showed his presence in the first intervew indicators. In the second interview were find many indicators about peers' influency. | - |
Descrição: dc.description | Em processamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolha profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescência | - |
Título: dc.title | O papel da família e dos pares na escolha profissional<A NAME="n1"></A> | - |
Título: dc.title | The parents' and peers' role in vocational choice | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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