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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.creator | Dantas, Maritza Giacomazzi | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Ana Elisabete de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:05:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:05:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46206 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899733 | - |
Descrição: dc.description | 1- Este artigo é produto da elaboração da dissertação intitulada “Brasília, Patrimônio Moderno em madeira: desafios na preservação do Catetinho”, desenvolvida pela autora, sob orientação da Profa. Dra. Ana Elisabete Medeiros, no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília com fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | Este artigo se propõe a refletir a efemeridade na arquitetura, a partir do Catetinho, em uma perspectiva preservacionista. De caráter inicialmente efêmero, considerado a primeira construção de Brasília, o Catetinho, atualmente patrimônio cultural, averigua, em sua permanência, a estabilidade temporal da arquitetura. Por meio de pesquisa, coleta, sistematização e análise de dados documentais e referenciais teóricos, o texto segue uma linha de pesquisa histórica-interpretativa alicerçada na história e teoria da arquitetura e se aproxima de questões filosóficas. O Título “Arquitetura efêmera: o Catetinho – palácio, museu… catedral?” carrega em si o sentido das discussões subsequentes do texto. De Palácio de Tábuas a museu, o artigo defende o edifício como “catedral “ da efemeridade que carrega em si uma essência ou substância que, mesmo intangível, é capaz de manter-se viva e presente na memória coletiva, criando um fio inteligível de significados, por vezes impermanente, ao longo do tempo. | - |
Descrição: dc.description | This article intends to reflect on the ephemeral condition of architecture through Catetinho, using a preservationist lens. Initially made to be ephemeral, regarded as the first building in Brasilia, Catetinho currently a Brazilian National Heritage, repositio- ning through its permanence the issue of temporal stability in architecture. Using research, documental and theoretical data collection, systematization and analysis, this text follows a historic-interpretive research lineage grounded in history and theory of architecture that converges to philosophical discussions. The title itself “Ephemeral architecture: Catetinho – palace, museum ... cathedral?” carries the meaning of the text discussions. From “palace of planks” to a museum, this article supports its construction as a “cathedral” of ephemerality that carries within itself an essence or substance that, even being intangible, can stay alive and present in the collective memory, creating an intelligible group of meanings – often impermanent – over time. | - |
Descrição: dc.description | Este artículo tiene como objetivo reflejar lo efímero en la arquitectura, desde el Catetinho, en una perspectiva conservacionista. Inicialmente efímera, considerada la primera construcción en Brasilia, Catetinho, actualmente patrimonio cultural, determina, en su permanencia, la estabilidad temporal de la arquitectura. A través de la investigación, recopilación, sistematización y análisis de datos documentales y referentes teóricos, el texto sigue una línea de investigación histórico-interpretativa basada en la historia y teoría de la arquitectura y aborda cuestiones filosóficas. El título “Arquitectura efímera: Catetinho – palacio, museo ... ¿catedral?” lleva consigo el significado de discusiones posteriores del texto. Desde el Palacio de Tábuas al museo, el artículo defiende el edificio como una “catedral” de lo efímero que lleva dentro una esencia o sustancia que, aunque intangible, puede permanecer viva y presente en la memoria colectiva, creando un hilo inteligible de significados, a veces impermanentes en el tiempo. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria e História (FAU THA) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | DOCOMOMO Brasil | - |
Relação: dc.relation | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42525 | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Copyright (c) 2023 Maritza Dantas, Ana Elisabete Medeiros (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: htps://revistabr.docomomobrasil.com/inde..php/periodicos/article/vie//99. Acesso em: 27 jul. 2023. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Madeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasília (DF) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Catetinho | - |
Título: dc.title | Arquitetura efêmera : o Catetinho : palácio, museu… catedral? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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