Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Ricardo Feitosa de | - |
Autor(es): dc.creator | Castioni, Remi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:05:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:05:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39921 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899701 | - |
Descrição: dc.description | 1 Este capítulo baseou-se na reflexão teórica que subsidiou a dissertação de mestrado de Ricardo Feitosa de Carvalho, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, em 2011, denominada A formação de capital social entre os agentes de desenvolvimento regional sustentável: o papel das ações de educação profissional e tecnológica nas cooperativas filiadas à Casa Apis, localizadas no Território de Desenvolvimento Vale do Guaribas-PI. | - |
Descrição: dc.description | Este capítulo objetiva discutir as abordagens teóricas do conceito de capital social e da relação entre trabalho e educação na perspectiva da educação profissional e tecnológica no Brasil, sobretudo no meio rural.1 Essa discussão é seguida de uma reflexão sobre a dificuldade de operacionalizar a noção de capital social, visto ser esse um tema altamente controvertido. A noção de capital social envolve diferentes interpretações oriundas da economia e de outras ciências sociais (sobretudo a ciência política, a sociologia e a antropologia), bem como diversos procedimentos teórico-metodológicos utilizados para mensurar os níveis de capital social, o que dificulta a funcionalidade do conceito e sua aplicação prática em uma determinada realidade. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Editora Universidade de Brasília | - |
Relação: dc.relation | https://repositorio.unb.br/handle/10482/11553 | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelo Prof. Remi Castioni, em 13 de janeiro de 2021, para disponibilizar a publicação, de acordo com a licença pública Creative Commons 4.0 sob as seguintes condições: não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capital social (Sociologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
Título: dc.title | Capital social, trabalho e educação profissional e tecnológica : desafios para os Institutos Federais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: