Uso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de Biologia

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Autor(es): dc.contributorSilva, Maria Júlia Martins-
Autor(es): dc.contributorleocarlos08@hotmail.com-
Autor(es): dc.creatorPinto, Leonardo Carlos de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:05:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:05:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45917-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899681-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.-
Descrição: dc.descriptionO conhecimento científico está sendo popularizado na sociedade contemporânea como resultado do desenvolvimento tecnológico e científico, obtido nas últimas décadas. Com a incorporação desses conhecimentos ao cotidiano social, surge a necessidade de conhecer e compreender conceitos acadêmicos bem como empregá-los na resolução de problemas. Para desempenhar essa importante função, o ensino investigativo em Biologia requer práticas pedagógicas que despertem o interesse, a curiosidade, a participação e a autonomia dos estudantes, de forma prazerosa e que estejam contextualizadas com suas vivências. Os estudantes se deparam com várias situações e problemas envolvendo, direta ou indiretamente os recursos naturais, e na maioria das vezes não despertam o interesse em propor e executar possíveis soluções. Essa temática apresenta grande complexidade nos aspectos mencionados, abordados geralmente, pelas escolas por meio de práticas de ensino tradicionais que não instigam a participação dos estudantes. Perante a necessidade de diversificar as estratégias de ensino em Biologia, o projeto objetivou produzir jogos pedagógicos e aplicá-los como subsídio de percepção da aprendizagem dos estudantes sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade de água. Foi desenvolvido com 28 estudantes da terceira série do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral Osório Raimundo de Lima, situado no município de Iporá – GO. Sua prática metodológica consiste em pesquisa bibliográfica, produção e utilização de jogos pedagógicos somados à obtenção de dados por meio da aplicação de um questionário. Como resultado final foram desenvolvidos materiais didaticos concretos na forma de jogos, com diferentes regras e design, como resultado da utilização de metodologias ativas, da sequência didática e consequentemente, aquisição dos objetivos esperados.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionScientific knowledge is being popularized in contemporary society because of technological and scientific development obtained in recent decades. With the incorporation of this knowledge into social daily life, the need to know and understand academic concepts and use them in problem-solving arises. To perform this important function, investigative teaching in Biology requires pedagogical practices that arouse the interest, curiosity, participation, and autonomy of students, pleasant and that are contextualized with their experiences. Students are faced with several problem situations involving, directly or indirectly, natural resources and most of the time they do not arouse interest in proposing and executing possible solutions. This theme is highly complex and is generally addressed by schools through traditional teaching practices that do not encourage student participation.Faced with the need to diversify teaching strategies in Biology, the project aimed to produce pedagogical games and apply them as a subsidy for the perception of students' learning about benthic macroinvertebrates as bioindicatorsof water quality. It was developed with 28 students from the third grade of high school attheOsório RaimundodeLima Full-TimeTeaching Center, located in the city of Iporá - GO. Its methodological practice consists of bibliographic research, production and use of pedagogical games and data collection through the application of a questionnaire. As a final result, concrete didactic materials were developed in the form of games, with different rules and design, as a result of the use of active methodologies, the didactic sequence and consequently acquisition of the expected objectives.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Biológicas (IB)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino investigativo-
Palavras-chave: dc.subjectInvertebrado-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores (Biologia)-
Título: dc.titleUso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de Biologia-
Título: dc.titleUse of games on benthonic macroinvertebrates as water quality bioindicators in Biology teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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