Relationships between motivation, cognitive styles and perception of teaching practices for creativity

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Autor(es): dc.creatorAlencar, Eunice M. L. Soriano de-
Autor(es): dc.creatorFleith, Denise de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:05:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:05:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30195-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000300013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899613-
Descrição: dc.descriptionEste estudo investiga diferenças entre estudantes de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática, dos gêneros masculino e feminino, de instituições públicas e particulares quanto a orientações motivacionais, estilos cognitivos e percepção de práticas pedagógicas promotoras da criatividade utilizadas por seus professores, bem como relações entre essas variáveis. Trezentos e sessenta e cinco estudantes responderam a escalas referentes à motivação para aprender, estilos cognitivos e práticas docentes para a criatividade. Motivação intrínseca predominou nos estudantes da universidade particular e a extrínseca nos da universidade pública. Os dados revelaram diferenças entre cursos, gênero e tipo de universidade nos estilos cognitivos. Estudantes de universidade particular e de Pedagogia perceberam de forma mais positiva práticas pedagógicas promotoras da criatividade utilizadas por seus professores. Observaram-se relações positivas entre os fatores do instrumento de práticas docentes para a criatividade, motivação intrínseca e estilo inconformista transformador e entre os diversos estilos cognitivos e orientação motivacional intrínseca e extrínseca.-
Descrição: dc.descriptionThis study investigates differences between Pedagogy and Teachers' Certificate in Mathematics undergraduates, males and females, from public and private institutions with respect to motivational orientations, cognitive styles and perception of pedagogical practices for creativity implemented by their teachers, as well as relationships between these variables. Three hundred and sixty-five students answered scales regarding motivation to learn, cognitive styles, and teaching practices for creativity. Intrinsic motivation predominated in the private university students and extrinsic motivation in the public university students. The data revealed differences between courses, gender and type of university concerning cognitive styles. Private university and pedagogy students had a more positive perception of professors' teaching practices that promote creativity. Positive relationships were observed between the factors of the instrument of pedagogical practices for creativity, intrinsic motivation and nonconformist transformer style, and between the various cognitive styles and intrinsic and extrinsic motivational orientation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEstudos de Psicologia (Campinas) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2016000300503&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectEstilos cognitivos-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade (Educação)-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Título: dc.titleRelationships between motivation, cognitive styles and perception of teaching practices for creativity-
Título: dc.titleRelações entre motivação, estilos cognitivos e percepção de práticas pedagógicas promotoras de criatividade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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