Valores, práticas e criatividade organizacionais : estudo do perfil cultural de uma instituição bancária

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Ana Magnólia Bezerra-
Autor(es): dc.contributorTamayo, Álvaro-
Autor(es): dc.creatorBedani, Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:05:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:05:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2008-11-
Data de envio: dc.date.issued2008-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2966-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899538-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2008.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve por objetivo investigar a influência dos valores e práticas organizacionais sobre estímulos e barreiras à criatividade no ambiente de trabalho e mapear o perfil cultural do Banco do Brasil. Participaram deste estudo, dois mil cento e setenta e um funcionários da instituição. Três escalas compuseram o instrumento de pesquisa, Inventário de Perfis de Valores Organizacionais, Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho e uma versão resumida do Indicadores de Clima para Criatividade. O modelo de pesquisa proposto, que articulou valores e práticas como antecedentes da criatividade organizacional, foi integralmente comprovado. Os resultados revelaram que autonomia e relações socioprofissionais foram os preditores mais expressivos de apoio e resistência a novas idéias no contexto de trabalho. Os valores prestígio, domínio, conformidade e realização, juntamente com as práticas de organização do trabalho revelaram-se como os elementos mais centrais e compartilhados na cultura da organização. Também se identificou uma subcultura organizacional, quando o critério de análise foi o tempo de trabalho dos funcionários. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe main purpose of this study was to investigate values and organizational practices influences on stimuli and barriers to creativity on work environment and to identify Banco do Brazil’s cultural profile. Two thousand hundred and seventy and one employees took part on the present study. The research instrument was consisted of three scales: Organizational Values Profile Inventory, Work Context Assessment Scale and a brief version of Climate Indicators to Creativity. The proposed research model that articulated values and practices as antecedents of the organizational creativity was entirely confirmed. Results showed that the autonomy and socioprofessional relationships were the most expressive predictors of support and resistance to new ideas at the work context. The following values: prestige, authority, accordance and realization, with work organizational practices were the most central and shared elements of the organizational culture. This study also identified an organizational sub-culture, when the rule analysis was the employees’ work time. _________________________________________________________________________________ RESUMEN-
Descrição: dc.descriptionLos objetivos del presente estudio fueron investigar la relación entre los valores y las prácticas organizacionales sobre los estímulos y las barreras a la creatividad en el ambiente de trabajo y mapear el perfil cultural del Banco do Brasil. Participaran de este estudio dos mil cientos setenta y uno empleados de la institución. Tres escalas compusieron el instrumento de investigación, Inventario de Perfiles de Valores Organizacionales, Escala de Evaluación del Contexto de Trabajo y una versión resumida de los Indicadores del Clima para la Creatividad. El modelo de investigación propuesto, que articuló valores y prácticas como los antecedentes de la creatividad organizacional, fue probado integralmente. Los resultados indicaron que autonomia y las relaciones sócioprofissionales fueran los preditores más expresivos de apoyo y resistencia a las nuevas ideas en el contexto de trabajo. Los valores prestigio, dominio, conformidad y realización, junto con las prácticas de organización del trabajo se revelaron como los elementos más centrales y compartidos en la cultura de la organización. Tambiém se hay identificado una subcultura organizacional, cuando el criterio del análisis fue el tiempo del trabajo de los empleados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia industrial-
Palavras-chave: dc.subjectCultura organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectBancos-
Título: dc.titleValores, práticas e criatividade organizacionais : estudo do perfil cultural de uma instituição bancária-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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