Autoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJesus, Girlene Ribeiro de-
Autor(es): dc.creatorBedritichuk, Amanda Guedes Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:05:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:05:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33546-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300004-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899535-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo construir e validar um questionário que contemple a percepção docente no processo de autoavaliação institucional da Universidade de Brasília. Para tanto, foram considerados os eixos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), foi realizada pesquisa bibliográfica e um grupo focal foi conduzido com docentes. Com base nas informações obtidas foi elaborada uma primeira versão do questionário, que passou por um refinamento por meio da avaliação de seis juízes. A versão final do instrumento foi enviada pela internet aos docentes da UnB. Os resultados indicaram relevantes evidências de validade da estrutura composta por três fatores: Infraestrutura física; Planejamento, Avaliação, Desenvolvimento e Gestão Institucional e Políticas acadêmicas e gestão do corpo docente. Conclui-se, que o questionário de autoavaliação institucional a ser respondido pelo docente apresentou evidências suficientes para ser incorporado ao processo de autoavaliação da Universidade de Brasília.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to construct and validate a questionnaire that considers the professor’s perception in the institutional self-evaluation process at University of Brasilia. Therefore, Sinaes axes, bibliography research and a focus group with professors were considered. Based on this information we constructed a preliminary version of the questionnaire, which was refined by the assessment of six judges. The questionnaire final version was sent by Internet to UnB professors. The results indicate important validity evidences of structure composed by three factors: Physical Infrastructure; Planning, Evaluation, Development and Institutional Management and Academic politics and professor management. We conclude that the institutional self-evaluation questionnaire to be answered by the professors presented sufficient evidence to be incorporated to University of Brasilia self-evaluation process.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPublicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEste é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectSinaes-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - avaliação-
Título: dc.titleAutoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professor-
Título: dc.titleInstitutional self-evaluation : constructing and validating a professor questionnaire-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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