Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amorim, Ronni Geraldo Gomes de | - |
Autor(es): dc.creator | Paiva, Rendisley Aristóteles dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:05:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:05:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/20390 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2015.10.D.20390 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899470 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, 2015. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho apresentamos nossos resultados a acerca do uso de cartuns no aprendizado de conceitos de Mecânica Quântica no ensino médio. Os cartuns utilizados foram de autoria própria e o conjunto de cartuns constituiu uma revistinha de quadrinhos intitulada “Eletron no mundo quântico”. As histórias contidas nos cartuns narram as aventuras e descobertas de um garoto num mundo onde se realça as regras da Mecânica Quântica. Os cartuns devem ser utilizados como complementos às aulas tradicionais, levando os estudantes a estabelecerem analogias entre as histórias e os fenômenos de natureza quântica. Os resultados qualitativos e quantitativos mostraram um significante impacto no aprendizado destes conceitos quando comparados com o método tradicional de ensino em sala de aula. | - |
Descrição: dc.description | In this work we show our results of research about concepts of Quantum Mechanics applied in high school by means of cartoons. The cartoons used were made by ourselves and the cartoons set constituted a comic entitled “Eletron in the quantum world”. The stories contained in cartoons narrates the adventures and discoveries of a boy in a world where are applied Quantum Mechanics rules. The cartoons should be used as supplements to traditional classes, where students establish analogies between the stories and the phenomena of quantum nature. The results qualitative and quantitative showed that the use of cartoons has a significant impact on learning these concepts compared with traditional methods applied in classroom. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física quântica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - estudo e ensino - ensino médio | - |
Título: dc.title | A importância do uso de cartuns como ferramentas auxiliares no ensino de conceitos de mecânica quântica no ensino médio | - |
Título: dc.title | The importance of the use of cartoons as auxiliary tool in teaching quantum mechanics concepts in high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: