Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmorim, Ronni Geraldo Gomes de-
Autor(es): dc.creatorLourenço, Michel Bastos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:05:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:05:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42568-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899460-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2021.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência didática para a abordagem introdutória no ensino da Física Quântica. Foram abordados também: o crescente debate do Método Científico em oposição à Pseudociência, a cultura anticientífica propagada nas mídias sociais e o chamado Misticismo Quântico. O embasamento teórico deste trabalho é fomentado pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e numa aplicação mais contemporânea e humanista pela Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira. A metodologia proposta nesta sequência didática é preconizada por Moreira nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS). Foi utilizado uma História em Quadrinhos para nortear o assunto abordado, para gerar situações-problemas, levantar os conhecimentos prévios e estimular o interesse dos estudantes. O produto educacional foi aplicado durante a pandemia do COVID-19 usando as tecnologias educacionais disponibilizadas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal para aulas remotas, no Centro Educacional Engenho das Lages, na 3ª etapa do 3° segmento da Educação de Jovens e Adultos.-
Descrição: dc.descriptionSBF-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência didática para a abordagem introdutória no ensino da Física Quântica. Foram abordados também: o crescente debate do Método Científico em oposição à Pseudociência, a cultura anticientífica propagada nas mídias sociais e o chamado Misticismo Quântico. O embasamento teórico deste trabalho é fomentado pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e numa aplicação mais contemporânea e humanista pela Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira. A metodologia proposta nesta sequência didática é preconizada por Moreira nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS). Foi utilizado uma História em Quadrinhos para nortear o assunto abordado, para gerar situações-problemas, levantar os conhecimentos prévios e estimular o interesse dos estudantes. O produto educacional foi aplicado durante a pandemia do COVID-19 usando as tecnologias educacionais disponibilizadas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal para aulas remotas, no Centro Educacional Engenho das Lages, na 3ª etapa do 3° segmento da Educação de Jovens e Adultos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa crítica-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectFísica Quântica-
Palavras-chave: dc.subjectPseudociência-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo científico-
Título: dc.titleConceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.